Ó Viriato.
O teu último post tocou-me. É um tema bastante sensível...
Mas eu queria saber da tua opinião em relação às obras que duram, duram, duram ( parecem as duracell ), e que sao inauguradas por mais que uma vez. Normalmente sempre que um mandato está a acabar... ( lembras-te de um famoso protocolo entre a Junta de Mozelos e a Tuna a propósito do pavilhão gimnodesportivo, com a oposição a assistir e a bater palmas!!! será que eles já conhecem o estudo do pavilhão??, dúvido. Então porque bateram palmas...- esta oposição é imprevisível - não admira o resultado que tiveram!!!!- Mas a junta e a tuna também não saíram muito bem na fotografia... que manobra... são doutores ó Viriato, desculpa-se-lhes...)
Todavia o grave são as infraestruturas, por mais que uma vez são objecto de cerimónias publicas ( seja assinatura de protocolos, inaugurações, etc.) e que nunca chegaram a funcionar, ou não têm qualquer serventia..(veja-se o posto médico da vergada, levado a cabo pela prestigiada liga de melhoramentos daquele lugar de Mozelos...para que serve.. se não tem médicos e/ou enfermeiros??? ).
Isto acontece, na tua freguesia e concelho, como na minha freguesia e concelho. É por todo o país. Seja obra governamental, seja obra levada a efeito por autarquias ou associações... ( também não admira são sempre os mesmos gajos...não é verdade??).
No tempo da outra senhora, as obras eram pensadas, idealizadas, dividia-se a sua construção por fases. concluída uma fase passava-se para a outra.
Hoje não. Hoje alguém manda uma "bojarda" ( gostei da palavra ). Outro comenta com outro. Esse outro que nunca pensou no assunto, acha muito bem e "encomenda" a obra. O desgraçado que vai fazer o estudo, tem pouco tempo para o fazer, pelo que copia um estudo já antigo ( se calhar do tempo da outra senhora...) e apresenta.
Depois, quem encomenda não tem tempo para o discutir, porque as eleições se avizinham, urge dar algo que mate a fome dos eleitores, apresentando-se assim algo, que ninguém discutiu, que verdadeiramente ninguém conhece, nem mesmo os eleitores ( eles só sabem que há um projecto ou estudo como quiserem ), até o projectista tem dificuldades em defender o estudo que copiou.
Esta é a minha opinião em relação a uma série de obras que existem como por exemplo o edificio do Tribunal, o hospital S. Sebastião - estas do tempo da outra senhora- das piscinas municipais Lourosa, Fiães, S. João de Vêr - estas já no actual regime.
Assim como aquelas que estão em fase de acabamento ( diversas zonas indústriais, vias estruturantes - em alguns casos ter-se-á de demolir casas entretanto construída para prosseguir com a obra...).
Ó Viriato, alguém se lembraria de implantar uma zona indústrial a paredes meias com os bixinhos do Zoo de Lourosa... o nosso presidente da camara não vê isso???( Não vê, porque só lá vai em campanha, deixa isso para os administradores do feira-viva), Ou então a "pocilga". Se calhar dá jeito. Sempre arregimenta clientela, desde que os respectivos porcos se banhem com "chanel nº 5".
Perdoa-me ó Viriato esta alusão, mas na tua freguesia é igual!!!!. Diz-me, quantas vezes o pavilhão do "Grib"- grande associação, também têm que ser grandes...(altos) senão não podiam jogar basquet - foi objecto de sessões solenes. Eu já assisti a duas ( assinatura do contrato de financiamento. a primeria pedra, ou calhau...) e se calar houve mais e esqueceram-se de anunciar.
Fico à espreita!
1 comentário:
Oh eca, você anda muito calado.
É medo de ser descoberto pelo "barbinhas", que você respeita tanto.
Ou anda a reler as "farpas" para se inspirar e "voltar à carga".
Enviar um comentário