Foi com grande alegria que assisti ao fim da campanha eleitoral as 00:00 do dia 20 de Janeiro. Para superar essa minha alegria veio o dia de ontem, ou seja, a eleição do presidente da república e, apesar de se falar durante mais algum tempo desta eleição, já nao teremos que aturar as promessas de todos estes politicos que se candidatavam a um lugar em que não era possível cumprirem todas as suas promessas.
Assim, durante todo este tempo de campanha foi possivel assistir a um combate da esquerda contra o Professor Cavaco Silva, no qual se uniram os 3 partidos de esquerda, mais o candidato independente, o doutor Manuel Alegre. Excluindo Garcia Pereira que não deu luta nenhuma aos restantes candidatos, nem nos debates entrou, assistimos durante duas semanas três líderes de partido a insultarem o candidato da direita, focando toda a sua campanha em mostrar aos portugueses o que de pior tinha Cavaco, enquanto que o visado de todos estes ataques e Manuel Alegre fizeram uma campanha calma, no qual não insultaram ninguém e nunca respondiam directamente aos insultos. Com esta atitude, estes dois candidatos atingiram os seus objectivos.... um foi eleito Presidente da República, enquanto que Manuel Alegre venceu o candidato apoiado pelos socialistas, apesar de nao conseguir a segunda volta nas eleições.
Não sendo muito típico dos portugueses, estes apreciaram a candidatura que menos polémica trouxe e que primou pela boa educação. No entanto estes não deverão esperar milagres do novo Presidente da República, que apesar das promessas(também não teria piada uma campanha politica sem promessas que nao fossem cumpridas), dificilmente as irá cumprir.
Sem comentários:
Enviar um comentário