10 janeiro, 2006

e viva o desemprego...

A Ecco`Let vai dispensar 369 operários devido ao plano de reestruturação da firma, a terceira reestruturação em quatro anos na fábrica de calçado dinamarquesa com produção em Santa Maria da Feira.

A empresa está a oferecer mais dois meses de salário a quem rescindir o contrato por mútuo acordo. São contas difíceis de fazer, mas os trabalhadores têm até dia 20 deste mês para pensar.

A Ecco`Let recebeu fundos comunitários para produzir em Portugal. Agora quer transferir a linha de produção para a Tailândia, Indonésia e Eslováquia por razões económicas.

Também o líder da CGTP, Carvalho da Silva, presente no plenário, apelou à necessidade de "resistir e ganhar tempo para forçar a soluções alternativas". Este fez ainda um apelo para que não aceitem o acordo, pois não terão direito a subsídio de desemprego, e assim a Ecco`Let não terá de dar explicações sobre a razão de um despedimento colectivo.

Os trabalhadores que ficam sem os seus postos de trabalho vão manifestar-se no início da tarde de amanhã. Vão percorrer cerca de quatro quilómetros a pé, das instalações da empresa até à Câmara.

Mas os despedimentos não ficarão por aqui nesta Vila. O vereador da Câmara de Santa Maria da Feira, Celestino Portela, disse na reunião do Executivo, que se perspectivam novos despedimentos na empresa de calçado Rohde, mas que o número de trabalhadores a despedir não será tão elevado como na Ecco'let

Pelos vistos o plano do primeiro-ministro já está a dar frutos…novos 100.000 postos de trabalho. Penso que os agora despedidos, vão ser admitidos na Cambra, para se iniciar a execução dos 600km do saneamento prometido.

Pessoalmente, não acho necessário o saneamento, pois com a fome que o concelho vai passar, nada terá para defecar para as fossas….

1 comentário:

Anónimo disse...

são os politico que temos.... uma verdadeira porcaria