10 abril, 2006

COPOS

É incrível que se acuse o vinho da uva pelos imensos acidentes das nossas estradas. E realmente aquele objecto pelo qual o gorducho da GNR nos obriga a soprar não mente! Mas, será vinho?..será outra coisa?...para mim é cerveja!
Preocupam-se muito com o fumo dos cigarros, mas quanto se trata da cerveja ninguém diz nada e olham com agrado os spots publicitários com ar apetecível.
Os primeiros registos de uma bebida alcoólica feita a partir de cereais fermentados datam das civilizações Suméria e Assíria, há cerca de 10 mil anos, podendo ser considerada uma das mais antigas criações do Homem.
Em Portugal, existem registos de consumo de cerveja desde o século XVII, época de que data um “Pátio da Cerveja” em Lisboa, na antiga Freguesia da Conceição Nova. No início do século XIX existiam já sete fábricas de cerveja e bebidas gasosas na cidade do Porto, a que se juntaria, em 1834, a fábrica de cerveja da Trindade, em Lisboa, no espaço actualmente ocupado pelas Cervejaria da Trindade, à qual se seguiriam muitas outras unidades de produção de cerveja.
A cerveja é uma bebida composta por água, malte (cevada germinada), lúpulo (planta aromática) e levedura, sendo obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. Portanto, é álcool e embebeda e retira-nos o bom senso.
Assim, é difícil entendermos a existência de tanta publicidade que nos injectam pelos olhos dentro uma Sagres Chopp, uma super-bock Abadia, uma Sagres bohemia, uma tal de Tango, jansen, fosters, budweiser, imperial, bud, beamish, kronenbourg, etc. etc.
Isto é guerra pela “bejeca”…a intenção é verificar qual a mais bebida e a que produz maior lucro. É estranho que se anuncie as vantagens da cerveja e seus benefícios para a saúde pública, mas de facto é ela a que mais mortes causam aos jovens. Basta verificar o que se bebe nos bares e de certeza não é um copo de vinho tinto…
E que fazem os nossos políticos? Nada! …Agora, já não se alterna um cigarro com uma “mini”……é mesmo só cerveja….E viva a Cerveja!

Sem comentários: