03 abril, 2006

OS NOSSOS VIZINHOS

Quase todos nós temos vizinhos e fica-nos caro evitá-los ou mesmo afastá-los!
O primeiro vizinho do mundo foi uma cobra! Adão e Eva divertiam-se no belo paraíso, mas apareceu o tal vizinho venenoso que logo tratou de estragar tudo. Milhares de anos passaram e nada mudou. E para o provar temos a confusão que foi no primeiro condomínio fechado que é a Arca de Noé. Desconfio que Noé não devia ter sido muito eficaz na administração do tal condomínio chamado Arca. È que misturar seres vivos de várias espécies e feitios é terrível. Mas Noé não deve ter desistido! Apesar de tentar fazer daquilo um modelo de habitação socialmente polido acabou se transformando numa anarquia. Historiadores bíblicos afirmam que as reuniões de condomínio da Arca sempre acabavam em pancadaria. Noé ouvia de tudo…
Os veados reclamavam que os elefantes eram muito espaçosos e depois faziam uniões secretas com os outros vizinhos cervos e alces. E todos se queixavam do lixo que os macacos espalhavam pelos corredores estreitos do condomínio. Depois havia o problema das infiltrações da chuva nas paredes da Arca e ninguém queria pagar os arranjos. Há quem diga que Noé teve de fugir para não ser acusado pela anarquia da Arca…
Outra tentativa frustrada de juntar pessoas num mesmo espaço foi a Torre de Babel.Todos exigiam isto ou aquilo! Uns queriam janelas panorâmicas, outros varandins e outros escadinhas aqui e acolá…
Também no Antigo Egipto, a situação se repetiu! Pesquisadores e arqueólogos descobriram que os faraós construíam pirâmides fechadas com a finalidade de evitar ter vizinhos que os aborrecessem durante a passagem para a Outra Vida.
Mas na idade Média, os Castelos tinham o famoso fosso em redor e assim evitava que os vizinhos se aproximassem. E os cavaleiros andavam de Armadura e Elmo para não serem reconhecidos pelos vizinhos.
Actualmente ainda continuamos com os mesmos problemas de vizinhança! E servimo-nos da tecnologia para os evitar. Construímos vedações fechadas e altas. Temos a campainha, mas só usamos o intercomunicador depois de analisarmos a espécie em causa através da web-cam…
E nem atendemos quando verificamos no visor do telemóvel que é o vizinho tal…
Estamos tal e qual como no início do mundo sempre com a cobra morando ao lado…

Sem comentários: