23 junho, 2006

FUMAR?

Dizem que fumar faz mal e até mata! Dizem que Prejudica o fumador e os que o rodeiam, por serem obrigados a respirar o fumo que lança no ar. Assustam-nos com a ideia de que metemos dentro de nós, gazes irritantes, monóxido de carbono, alcatrão, nicotina e que este último cria dependência física e psicológica. Também dizem que se manifesta por sintomas, tais como: nervosismo, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração e insónias, pensamento fixo no tabaco e obsessão em ter o cigarro na mão. Depois há uma série de campanhas e produtos para se deixar de fumar! Também conhecemos aqueles casos em que muitas pessoas ao deixarem de fumar aumentam um pouco de peso. Parte deste peso ganho é precisamente o que lhe falta, é o peso natural que teria se nunca tivesse fumado. E todos nós sabemos que ser gordinho não é o ideal nos dias de hoje. Graúdos e miúdos detestam ser gordos e a Escola é o local privilegiado para se começar. Por isso é importante que aí se criem novas expectativas, novos desafios e se cultivem outros e novos valores, a bem de uma geração mais capaz, mais responsável, mais digna e mais saudável.
Em casa olham os pais com ar gazeado e portanto aí está o exemplo a seguir. Ninguém controla o dinheiro e portanto comprar um ou dois maços de tabaco também é difícil. E ao fim de alguns meses, já ninguém consegue colocar um stop ao vício. Preferem fumar a almoçar! Prefere-se ter um ar pálido e esquelético a um corpo bem estruturado e com ar saudável! E depois as lojas de roupa também ajudam. A maioria das lojas da moda juvenil só vende roupinhas tremendamente pequenas e com números pequeníssimos!
É notório o facto de haver entre os jovens, uma certa dose de irreverência e a saudável afirmação da personalidade que são sintomas de uma adolescência pura e sadia, perde muito quando o jovem utiliza, na sua interacção com os outros, a ostentação do cigarro e a afirmação do hábito. Considero que há uma má orientação e descuido, vinda dos progenitores. E se a Ministra da Educação quer apresentar mais trabalho e de forma mais séria e racional, poderia proibir o acto de fumar nos espaços escolares. Essa seria uma medida polémica, mas inteligentemente importante para o nosso organismo. Talvez esteja na arte de fumar desde a adolescência a explicação para o insucesso dos nossos alunos a matemática e outros! Tenho quase a certeza que gazear o nosso cérebro com fumo de cigarros ou haxixe impossibilita a eficácia dos nossos neurónios cerebrais. E a degeneração das nossas células cerebrais desde a adolescência pode ser uma das causas da falta de raciocínio, memória, juízos de valor e vontade…Portanto, há que acabar com os fumadores nos pátios das escolas! Refiro-me a alunos, professores, pais e também auxiliares de educação!

Sem comentários: