Como já tinha dito, fiz uma visita a um amigo em Arrifana… fui até ao café do senhor Zulmiro Familiar. Que segundo as más línguas, por lá seria o centro de comandos da associação de pais da Escola de Manhôce.
O que me levou ali foi antes de mais cumprimentar e conversar com o senhor.Teve nos sapatos a sua primeira actividade, seguindo-se uma breve passagem pela “Oliva” e fez o que muitos outros fizeram, emigrou! Esteve alguns anos nas terras do Mundial deste ano, Alemanha. E alguns anos depois, estava de novo na sua terra natal! Durante duas dezenas de anos passou a vendedor nas terras do nosso concelho e não só. Finalmente, juntamente com a família, resolve continuar com o negócio de família, que está quase com um século de existência. Na altura era uma tasca e hoje é um café, e porque não dizer, um Cyber café da actualidade.
Como seria de esperar, este desenho animado verde, foi bem recebido e começamos a nossa a conversa animada. Tinha algumas perguntas as quais queria ver respondidas..
Shrek: Porque razão surge agora um Cyber café aqui?
Zulmiro Familiar: Não considero um Cyber café! Com o aparecimento deste problema na escola, que é uma injustiça e também já andava com ideias de comprar um computador novo e assim que o comprei, resolvi coloca-lo aqui no café. Assim, poderia ser consultado o blog da escola, que foi criado para divulgar e manter as pessoas informadas sobre o assunto.
Sk: mas é um serviço grátis?
Z F: grátis, não é bem o termo. Eu pus à disposição dos membros da associação de pais e aquelas pessoas que estão envolvidas neste problema. Para assim poderem fazer as suas consultas e verem os desenvolvimentos e também darem as suas opiniões, comentando.
Se vier aqui uma pessoa que queira navegar pela net, é provável que lhe cobre 1 euro, mas nunca aconteceu. Não tem havido muita afluência de clientes para aceder á net, fora do tal grupo que referi. As pessoas aqui do lugar, que esteja interessadas em resolver o assunto da escola, podem aqui vir ver a net, que nada lhes será cobrado.
Sk: qual a sua opinião sobre o aparecimento dos blogues do género como o kouzas?
Z F: O aparecimento de blogs, é muito interessante. Pois estes fazem com que a população se aperceba das realidades do concelho, que muitas vezes andam escondidos. Através dos blogues, as pessoas ficam familiarizadas com determinadas situações, e apercebem-se de que assim conseguem mais conhecimento.
Sk: não será uma forma de fazer política através destes?
Z F: bem, se ter opinião e publicar essa mesma é fazer politica, então, é uma forma de a fazer. Porém no meu caso, é completamente diferente, pois a minha luta é unicamente o problema do encerramento da escola. Prometi dar todo o apoio, dentro das minhas possibilidades, à associação de pais. Noutros tempos, bem mais difíceis, tínhamos de nos deslocar para outeiro, pisar lama, neve, água. Sempre por caminhos muitos maus. A escola foi uma conquista nossa, e este lugar sempre foi uma parte da freguesia bastante desfavorecida. Ainda hoje, basta dar uma volta por Arrifana, e facilmente nos apercebemos que existem bastantes assimetrias. A escola para mim é uma força viva. Mantê-la aberta, é a minha única luta “política”.
Apenas aceito o seu encerramento, quando o Centro Educativo estiver feito. Como nos foi dito pela senhora Directora da DREN, em Oliveira de Azeméis, há muito dinheiro para se investir em escolas. Inclusive pediu-nos para sensibilizarmos as outras associações de pais, para em conjunto fazermos pressão sobre as autarquias para a construção de escolas novas.
Sk: net é aqui muito ou pouco visitada?
Z F: durante a noite tem alguma afluência, vem até aqui como antes, vão dar uma vista de olhos pelos blogs, vão comentando tanto no blog como entre eles. É uma maneira de se trocar também ideias e informações. Embora, não tenha vindo aqui mais clientes do que era habitual devido à net.
Sk: A Associação usa a net no café para elaborar os documentos, enviar e-mail , legislação, etc?
Z F: Não, a Associação não tem usado a net no café para elaborar ou enviar qualquer tipo de documentação. Aqui praticamente só se fazem consultas.
Sk: Qual a sua opinião sobre o Encerramento da Escola?
Z F: Este caso é difícil de entender. Pois segundo sei, inicialmente havia 5 escolas para fechar, e não constava a da Escola de Manhôce. Depois do evento nos bombeiros de Arrifana, na célebre conversa informal, o nome da Escola de Manhôce, saltou para a ribalta.
Será que foi para servir com isso alguma colectividade? Alguma promessa eleitoral? É algo que já se constou por estes lados. E provavelmente é uma razão destas que está por trás do problema. Que outra razão pode haver? Na carta educativa, não consta o fecho de nenhuma escola até à construção do Centro Educativo. A Carta foi aprovada pelas pessoas “ditas” responsáveis que consideram um documento sério e importante. E como é que agora fazem e desfazem, sem ter em consideração a tal carta?
Sk: Pelo que li no seu artigo de opinião, caso tivesse um referendo para Arrifana, o senhor era a favor……
Z F: Peremptoriamente votava a favor de pertencer a S.J.Madeira. não que não sinta orgulho em ser feirense e arrifanense, mas acho que durante estes anos, temos sido muito mal tratados pelo concelho. A ideia que fica é como estamos encostados a S.J.Madeira, não se investe por estes lados, pois têm medo de um dia sermos “opados” pelos vizinhos. Sim, votava favoravelmente, embora existam outras pessoas com opinião contrária como é natural. O que me choca, são as vozes que já estão a intimidar os arrifanenses, ao dizer que passaríamos a ser o caixote do lixo de S.J.Madeira (dito pelo presidente da junta de arrifana).
Sk: Acredita que se o Concelho de S.J.Madeira fosse composto por mais freguesias, o desenvolvimento seria da mesma fora distribuído?
Z F: Sim, acredito. Digo mais, acredito que assim que pertencêssemos a São João da Madeira, esta tudo faria para que no mais curto espaço de tempo demonstrasse que era capaz de fazer o que os outros em anos seguidos não fizeram….
Bem. Lá terminamos a nossa conversa, pois tinha que me fazer á estrada. E mais uma vez como a nacional número um está, provavelmente estarei em casa daqui a dois ou três dias…
Os meus agradecimentos ao senhor Zulmiro Familiar, pela simpatia mais uma vez demonstrada para com este desenho verde e cada vez mais desanimado com a política…

Sem comentários:
Enviar um comentário