A Tuna Musical Mozelense foi fundada em 24 de Junho de 1890 por um grupo de Mozelenses, tendo nessa data a designação de Troupe Mouzelense.
Em 17 de Agosto de 1913, data em que é hasteada pela primeira vez a bandeira, foi tirada uma fotografia ao Grupo, sendo esta a mais antiga recordação no espólio desta colectividade, na altura composta por 33 elementos.
Na década de 30, um grupo de dissidentes formou um outro agrupamento a que foi dado o nome de Tuna Nova de Mozelos, que ao dissolver-se veio dar um maior dinamismo à Tuna Musical Mozelense, cuja denominação havia já adquirido a Troupe Mozelense em 1920.
Em 10 de Janeiro de 1977 constitui-se em Associação Cultural, Beneficente e Recreativa, tendo como sede a Vila de Mozelos, concelho de Santa Maria da Feira.
Em 28 de Julho de 1980, foi lançada a primeira pedra para a construção da sua sede, que será oficialmente inaugurada no decorrer das comemorações do seu primeiro centenário, e que se fica a dever à boa vontade e sacrifício dos muitos amigos desta Colectividade.
Em 1990, enquadrado, ainda, nas comemorações do seu primeiro Centenário, a T.M.M. grava o seu primeiro “LP”, com o título “Olá Mozelos”.
Em 1993, a T.M.M. grava a sua primeira cassete audio.
Em 14 de Maio de 1990 é concedida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira o título de mérito municipal.
Em 1991 é concedido pelo Governo da República Portuguesa o título de Associação de utilidade pública.
Estatutariamente a T.M.M. tem dois dias festivos. O primeiro, em dia de Sábado ou Domingo, que seja a mais coincidente com o dia 24 de Junho ( Dia da Fundação ), considerado o “Dia da Tuna”. O segundo, em dia de Sábado ou Domingo, mais coincidente com o dia 11 de Novembro ( Dia de S. Martinho ), considerado o “ Dia do Associado”.
Em ambos os dias é efectuada uma romagem ao cemitério de Mozelos, onde é prestada homenagem aos executantes, sócios e amigos da T.M.M., já falecidos, em local devidamente assinalado, com uma lápide.
A T.M.M. durante muitos anos foi a única associação, de cariz, cultural e recreativo da Vila de Mozelos, pelo que a mesma era representativa das diversas classes sociais e, é ainda hoje, o orgulho de todos os Mozelenses, constituindo o baluarte cultural dos Mozelenses castiços, aqui e além fronteiras.
Desde a sua fundação, foram muitos os amigos desta colectividade que ajudaram ao seu engrandecimento, porém, pelo esforço, carolice, abnegação em prole desta colectividade não poderão ser esquecidos os sócios emigrados nas “Américas” com os donativos efectuados, e a familia “Lameiro”, com especial destaque para o “chefe de familia”, Domingos Alves Ribeiro, cuja existência se confunde com própria existência e desenvolvimento da T.M.M.
Na actualidade a T.M.M. tem nove secções em pleno funcionamento. A orquestra, o grupo coral e os grupos corais infantil e juvenil, grupos de danças “Saltapocinhas” e “Traquinas”, escola de música, grupo teatro “Um Sorriso”, ginástica.
Até 2001e desde a fundação o ensino da música na T.M.M., vinha sendo efectuado de uma forma, gratuita e rudimentar. Face às novas exigências da actualidade, a escola de música T.M.M. iniciou uma nova fase, com uma qualidade e parâmetros superiores aos existentes, sendo a sua frequência sujeita a pagamento de uma propina. A escola de música T.M.M. estará a cargo de “um filho da casa” – António Fernando da Silva Ferreira -, mantendo-se desta forma a tradição existentes na Tuna ( os mais velhos – sábios – ensinavam os mais novos –aprendizes ).
A T.M.M. possui uma sala de espectáculos, com espaço para 430 lugares sentados. A única até ao momento, existente em Mozelos, que tem funcionado como a nossa “sala de visita”, que como tal aberta para todos.
Mais, recentemente, abraçou com a Junta de Freguesia a construção do pavilhão gimno-desportivo, na futura Zona Desportiva de Mozelos, no lugar do Murado.

Sem comentários:
Enviar um comentário