03 julho, 2006

Assembleia Simplex

kouzas e Louzas

Mais uma sexta-feira com uma assembleia municipal!
Felizmente, foi na biblioteca! Sempre podemos estar mais confortáveis, pois não há condições na Cambra.
O que por lá se passou? Fazendo uso da palavra-chave do barbinhas nesta noite; vou fazê-lo de uma forma “Simplex”, pois o nosso presidente gosta.

Simplex 1 – Bloco esquerda – ficamos a saber por este, que os nossos representantes da nação “bilhense” ganham 70 euros. Presumo que por sessão. O que, segundo ele, é muito, pois muitos nada fazem.
Eu concordo, espero que ele, pelas razões apresentadas, seja o primeiro a não tocar nos euros. Diz ele, “Coitado, sou tão ingénuo…” Digo, eu, “não só, mas também. Este é um dos que falando como fala baixinho, provoca-me uma dor de ouvido do caraças….

Simplex 2 – comunas – inicialmente uma grande surpresa! A pequena desta vez veio com uns trapinhos “anti-farrusca”. Gostei mesmo! Se ela estivesse sentada sem dizer nada, teria nota máxima! Fiquei um pouco triste, pois esperava que ela apresentasse mais uma moção do dia do periquito, ou da papoila abandonada. Apresentou uma em que defendia a reactivação da linha do Vouga. Pois, se fosse aceite, estávamos bem lixados. Quantos plasmas seriam pagos? Esqueçamos o passado, vamos mas é para o metro.
Diz ela a certa altura, dirigindo-se ao nosso barbinhas: “ não sei se é da idade, mas o senhor deve ver mal…”. Menina, esta afirmação faz-me lembrar uma outra: “ A educação não se compra, ou se tem ou não…!”
Agora, para melhorar a sua imagem, deve ter umas consultas com a "Paula Bobone". A menina até se esforça. Como é natural, diz umas coisas escritas pelo partido, e entrega uma cópia na mesa, e outra aos jornalistas. Mas menina, caminhe com calma. O seu jeito destrambelhado, em que ao olharmos para a menina até nos assustamos! Pois consegue caminhar com os dois pés no ar em simultâneo. Assusta quem a vê de frente! O seu corpo parece um conjunto de peças soltas que quase se atropelam. Já melhorou nos trapinhos, espero agora mais progressos, sabendo que algumas são mesmo impossíveis.

Simplex 3 – Laranjas – uma brincadeira para eles! Sempre na galhofa! Teve mesmo uma verdadeira orquestra de toques de telemóveis na sala. Os nossos vereadores, midinho e amaDEUZinho, deram o mote. Eles não largam as “gajas” dos telemóveis. Por falar nisso, peço ao midinho, para desligar o “Bluetooth”. Pois é, eu fiz uma procura e para além de muitos outros, reparei no do midinho, que tinha um “nickname” dos agressivos, Emídio Sousa. Juro que para a próxima, levo umas “gajas” para lhe enviar.

Simplex 3 – Rosas – extraordinariamente é o termo como estiveram… depois da assembleia! O “fontanário” parece um daqueles putos que apanhamos na escola, em que a cada pergunta da professora está logo com o dedo no ar. Cisma em dar lições regimentais, sempre que lhe é favorável, logo as esquece, e faz eco da tradição da mesma. Tem a mania de fazer discursos para o público e para os jornalistas, mas já ninguém sabe para quem está a pedir!
Mas relevante mesmo, foi a posição de força pela bancada rosa. Reparando agora, chego à conclusão que a força deles foi tanta que eles afinal tinham era prisão de ventre! Pelo menos no resultado que deu. O que até tem tudo a ver, pois estava em discussão a taxa de saneamento. Vendo bem as coisas… estes são uns verdadeiros estrategas! O que o “pobo” pensou: se o tal ponto 3 estava ilegal no ponto de ordem, então saiam logo no inicio da sessão. Melhor, se apenas fosse esse ponto, não faziam nenhuma intervenção e retomariam a partir desse mesmo ponto. Saíram da sala! Tipo meninos mimados. Mas o mais interessante foi depois, 98% deles, perguntavam qual a razão de terem saído. Entretanto, o “Fontanário” logo se apressou a escrever um memorando…para os jornalistas.
São essas alturas em que a minha memória vai de novo para o dia das eleições… “ que seca, o barbinhas venceu…. Que fixe os rosas levaram uma rabecada das boas”

Simplex 4 – popular – este de “simplex”, fez uma complicação. Então o senhor não confundiu um bloguer com um jornalista? Então, não se estava mesmo a ver? Um gajo despenteado, com olheiras de quem não dorme há mais de 15 dias, com dedos amarelos de tanto fumar… era um bloguer. Bastava observar o olhar divertido dele para se entender que estava ali a descontrair. Os jornalistas, não podem. Estão com ar sisudo porque estão ali a levar uma seca de trabalho!

Finalmente, outra surpresa! Houve gente que antes de ir para a Assembleia até se despediram da família num até manhã… e não é que esta terminou bem antes da uma da manhã???

Sem comentários: