- Vou falar sobre as Escolas; mas por um ponto de vista totalmente diferente.
Depois de muito se falar sobre tudo e mais alguma coisa andei a investigar e termos como,
- Escola a tempo inteiro
- Desdobramento
- Prolongamento de horário
- Actividades extra-curriculares
- Actividades de enriquecimento curricular
- Salas modulares
- etc, etc, etc
começaram a fazer parte do meu léxico vocabular.
Mas uma das coisas que me surpreendeu foi a reportagem realizada pela rádio cá do concelho; reportagem parecida com as realizadas no dia das eleições com as entrevistas nas sedes dos partidos e nos locais de votação; neste caso foram visitas às escolas EB1's e EB's 2,3 do concelho por forma a ser aferido a normalidade do início das aulas ou não.
O entrevistador visitava a escola e fazia as perguntas geralmente a uma professora, (houve casos em que foi diferente mas disso falarei noutra oprtunidade).
Das referidas entrevistas algumas coisas captaram a minha atenção uma vez que eram professores a falar sobre as condições da escola onde iriam leccionar, sobre os alunos, sobre as aulas.
Como resposta à pergunta de como estava a correr o início das aulas a professora responde:
- A escola abreu com toda a normalidade.
Noutra escola, EB1 de Lobão a professora não se intimidou com o microfone e disse:
- Isto está um nojo. As casas de banho são um nojo!!!
Numa outra escola o repórter pergunta à professora qual a sua opinião sobre os prolongamentos e actividades extra-curriculares e ela diz:
- Acho que para os pais é bom. Mas as crianças mais pequenas não deviam estar fechadas tanto tempo numa sala; Agora não vamos marcar trabalhos de casa pois elas não têm tempo; melhor para nós assim não fazemos nada.
Com pérolas destas alguém ficaria indiferente?
Sem comentários:
Enviar um comentário