09 março, 2007

Da Bidinha de "Putado"- Parte I

Meus caros amigos, acabadinho de regressar a este jardim à beira mar plantado, quero enaltecer o "Boss", que pela sua persistência, acutilância, sabedoria e excelente design fez deste Blog, uma referência no concelho e no país quanto aos factos ou eventos aqui "retratados". Desde os pasquins concelhios, regionais e nacionais, aos mais simples "opinion maker", ao próprio "povo", "nobreza" e "Clero". É sinal que o Blog está no bom caminho, acho...

Dito Isto, li a reportagem da Sandra Moreno sobre a vida do nosso "putado" "Bostamim" na Assembleia da República. Meus amigos, aquela reportagem foi um poço de surpresas. Mas primeiro, quero aqui manifestar a minha solidariedade com a "Sandrita", que para preparar esta reportagem teve de frequentar um ginásio, para poder acompanhar o "seu putado", tal é a passada do mesmo e, o ritmo frenético ( ainda dizem que marcelo rebelo de Sousa é frenético, não conhecem o bostamim, concerteza) que impõe nas suas lides parlamentares. (Entre os amigos há mesmo quem a chame "Sandra magrita", pois que no final da reportagem tinha emagrecido uns quilitos).

Agora as surpresas:

1ª- O "Seu putado" não comprou um apartamento como o "cadilhe" quando foi para o governo (isento de SISA), não senhor. Humilde como só ele sabe ser, arrendou um quartito (se calhar a dividir com outro putado, para melhor dividir as despesas), perto do Parlamento ( para não precisar de taxi, metro ou outro transporte). "Bostamim" sabe o que é poupar, por isso evita a zona do parque das nações... isso é para os "gastadores" dos "putados" do PSD.

2ª- Café e refeições, só nos bares do parlamento, onde o café custa 15 centimos... ( cá fora no minimo são 80 centimos)- O Seu "Putado" sabe o que custa a vida, e o exenplo vem de cima. É preciso apertar o cinto....

3ª- Os parlamentares são como os "nuestros hermanos", trabalhar é da parte da manhã e à noite....(de preferência tutti fruti), da parte da tarde é para fazer a "siesta".

4ª- os "putados" dão-se todos bem... o problema é quando aparecem os jornalistas e a televisão, aí é um "vê se te avias", vale tudo, cadeiras no ar, pernas partidas, insultos, vexames, traições, etc. etc.

Agora, tentarei "retratar" o dia do "Seu Putado Bostamim" na Capital:

Pela manhã, levanta-se, faz a sua higiene pessoal, desce do quartito, pelas escadas (aproveita para fazer exercicio fisico), compra o seu jornal na esquina, aproveita para "insultar"o benfiquista. Uns passos mais à frente ( a sua passada é larga) chega ao parlamento, cumprimenta toda a gente, segurança inclusive e dirige-se para a porta 1.205 ( gabinete que divide com outro colega...), encontra lá a sua secretária, dá-lhe um beijinho ( a fulana veste bem de cara a apreciar pela fotografia...) e esta entrega-lhe a agenda do resto do dia.

Antes de se sentar, sai do gabinete e dirige-se para o bar... não está lá ninguém... (todos na balda... diz ele, reflectindo melhor..., não... estão nos seus gabinetes a trabalhar...). Decide, então dirigir-se a outro bar... igual, ninguém na costa..., dirigi-se a outro bar, ninguém..., finalmente encontra um bar com muita gente, faladora, bem humurada... aproxima-se e verifica que são as "secretárias e assessoras" de apoio aos "putados". ali está também a sua..., Entretanto o "seu putado já tinha tomado 6 cafés - um por cada bar a fazer horas.

Já são 11 horas, volta ao gabinete... já lá está a sua secretária, torna a dar-lhe outro beijinho que a boa educação é muito bonito e a "senhora" até não veste mal.... Senta-se... pensa, reflecte e decide ligar o computador...

Enquanto, o sistema operativo não está "on", aproveita e liga para a esposa, pergunta-lhe como está....diz que está cheios de saudades... aquilo ali é só "show off", saloios, benfiquistas e sportinguistas... ela pede-lhe para aguentar... são os ossos do oficio, o que interessa é que ele se sinta bem com a sua consciência (entretanto pede-lhe para falar mais baixo , porque apesar da distãncia, estão a falar ao telefone e não precisa de falar alto). Ele, aproveita e despede-se do resto da familia.

Olha para o computador e o sistema operativo ainda não está "on", já são 11.30 horas, aproveita e liga para o seu escritório de advogados, respondem-lhe que está tudo bem e que o Sr. "Quim" entregou um novo processo, muito cumplicado. Bostamim, não perde tempo, pede-lhe que lhe enviem os documentos por telefax para o seu gabinete no parlamento. Passados dois minutos a secretária, entre no seu gabinete ( ele torna-lhe a dar mais dois beijos, por boa educação) com os papeis na mão. O "Putado" lê e relê o processo e na mesma hora passa a ditar para a secretária a defesa, para de seguida remeter novamente por telefax para o seu escritório de advogados aqui no burgo.

Já são 12 horas, antes do almoço, nada melhor para o apetite que ligar ao "barbinhas" o nosso alcaide mor", pergunta-lhe como vai a vida.. este responde que está teso..., precisa de ajuda... Bostamim não perde tempo, propõe-se... para o ajudar a livrar-se deste pesadelo... ser candidato nas próximas eleições, caso o Barbinhas "abdique já do poder". O Barbinhas, pede-lhe um tempo e depois responder-lhe-á. Entretanto estabelecem uma amena cavaqueira, combinando uma almoçarada da proxima vez que o barbinha for a Lisboa... Da última é que foi "fixe", lá para os lados do parque das nações... ( o Barbinhas pede-lhe para falar baixinho, que mesmo por telefone o "sempre ausente" consegue ouvir a conversa).

Já são 13 horas. Hora de almoço. o "Putado" está cheio de fome. Nada melhor que comer um cachorro, ali mesmo no bar do parlamento. Por não encontrar mais ninguém, convida a sua secretária, mas esta não gosta de cachorros... fica para outra oportunidade. Contudo, despede-se com muita amizade e um beijinho.

Da parte da tarde, vem o "show off" após a siesta, mas isso fica para os outros, ele vai reunir-se com o grupo da "cortiça". Por este Postal estar muito grande, reservo a parte restante do dia da rica bidinha do "seu putado bostamim" na capital para outra oportunidade, mas em breve.

Sem comentários: