22 abril, 2007

Discriminação na escola de Prime!


O tema foi-me proposto há já algum tempo, mas a falta de tempo fez com que apenas agora tivesse tempo para abordar o tema antes que passe para o esquecimento.
A Associação de pais da escola de Prime, deu ovinhos de Páscoa a uns e não a outros! Colocou as crianças felizardas a sorrir e as que nada receberam a chorar!
Olha que azar, pensei eu, o raio da galinha dos chocolates cismou em fazer greve por falta de saneamento!
Em conversa acalorada (tem estado calor) o presidente da Associação de Pais diz-me que o fizera, pois existem uns pais maus, com a mania de serem espertos, que se dizem tesos mas que passam a vida a andar para cima e para baixo de carro e ainda por cima a fumar e que não pagam a cota anual de 25 euros!
Assim como quem anda na piscina e quando não paga a mensalidade é bloqueado o seu acesso e ali é a mesma coisa! Finalmente diz ainda que foi um assunto ponderado e até adiado, devido à delicadeza de tal assunto. Está já a ainda a imaginar como será a reacção das crianças/pais aquando enfiar um porco no espeto no final das aulas deste ano!
Bem, eu logo de inicio aconselho o senhor presidente a não matar e espetar o tal porco! Que culpa tem o raio do porco por não ser tão inteligente como o senhor?
Quando compara o pagamento e frequência de actividades (como a piscina) com o pagamento ou não de cotas na associação de pais, está a comparar algo que não se pode nem se deve comparar.
Sei que é complicado estas coisas que envolvem muitas pessoas e nem todas queiram cooperar! Mas fazer o que se fez é discriminar as crianças!
Diz-me o senhor presidente que assim os filhos ficam a saber os pais que têm!!!!
Aqui, confesso… fiquei na dúvida! Este presidente terá tirado assim como não quer a coisa um curso em horário pós futebol nocturno na residência do padre BERN intitulado “ser bom e mau pai?”!!!
“Ahhh…não é só chocolates que damos! O dinheiro é também para metermos por exemplo uma lâmpada quando funde. (diz ele)
Mas isso cabe à junta! (digo eu)
Mas se esperarmos por eles, ficavam os alunos sem aulas…depois pagam (a junta).
Mas deveriam esperar! Não havia aulas, a junta assumia o porquê de não haver aulas! E já agora, como há os pais maus que não pagam, porque não colocar o filho dele por baixo da lâmpada fundida, às escuras?!
Mas o bom coração do presidente fez com que dos próprios recursos pessoais dele comprasse uma saca de amêndoas para dar aos meninos faltosos!!!
Mas alguém necessita de uma associação de pais em que o presidente tenha gestos nobres e foleiros como este?! …bem digo eu…não matem o porco que ele não tem culpa!
Uma associação de pais é importante, mas perde toda a sua razão de existir quando fomenta a discriminação entre alunos! Quando chama a si o poder de catalogar os pais de bons e maus pais. Dos que têm ou não têm dinheiro!
Quando pensam que tem o direito de dizer aos filhos os (maus) pais que estes têm!
Quando se planeia fazer qualquer tipo de festinha ou distribuição de chocolates, antes de mais, tem que fazer com que a igualdade seja a mesma para todos e um bem intocável. Se não for possível, não se faz, e ponto final!
Se há pais que poderiam e deveriam ajudar a pagar as ditas cotas, não se discute! Mas não são obrigados! Agora discriminar os filhos dos outros, não! Isso não é Escola! E a associação de pais é um elemento indispensável à escola para ajudar a superar e resolver problemas e não para os criar!
Razão do que falo é a atitude tomada pela responsável da escola que não permitiu que tal gesto infeliz se concretizasse dentro da mesma….foram praticar as “desigualdades” para a rua!
O último argumento do senhor Presidente é que tem a maioria do seu lado!
Quantas maiorias por este mundo foram uma valente porcaria, digo eu?!Por falar em porcaria, senhor presidente peço que não mate nem espete o porco….e já agora por favor, não diga a ele que o pai é um porco!

Sem comentários: