16 abril, 2007

Feirense imobiliária, "OFFICE CENTER", S.A.

Kouzas e Louzas

Meus caros,

Hoje ao acordar, ao ouvir as noticias deste meu belo país, constatei que a grande noticia é a ameaça do Variador da Cambra da nossa Capital, José Sá Fernandes, de interpor acção contra a cambra da capital, caso seja aprovado o plano urbanistico do "Sporting" nos seus terrenos, onde não se prevê a cedência para dominio público de qualquer área (zona de equipamento, etc. etc.), como estaria obrigado qualquer promotor imobiliário.

Ora, esta situação não é muito diferente do que aconteceu com o plano de pormenor das Antas (F.C.P), com o "comedor Américo A." a ceder de mão beijada UM MILHÃO DE CONTOS, para aquilo avançar... (culpa do Rui Rio e de alguns Comerciantes do Porto).

Mas, este problema, "promiscuidade futebol/politica" também acontece neste concelho da cova.

Foi também noticia a abertura da "Staples Office Center" no passado sábado, numa loja recentemente construída sobre um terreno pertença e junto ao centro de treinos do Clube de Futebol da cidade "Feirense".

Já não vou discutir ou trazer à liça, a forma como aquele terreno chegou ao poder do Clube, das trocas e baldrocas que isso originou, dos terrenos que eram reserva florestal e agricola e passaram para "zona edificandi". Sobre isso o nosso amigo "Platto" já teve oportunidade de escrever.

O que me chateia, foi ficar a saber, que sendo o projecto, os técnicos responsáveis, os trabalhos de movimentação de terras e a construção da loja suportada e da responsabilidade exclusiva da "Staples Office Center" (SOC), fosse a o "Clube Futebol Feirense" (CFF), o requerente de tal licenciamento. Dizem, assim é porque o "CFF" é o superficiário... ( dono do solo, do terreno). Ok, até pode ser...., confuso... mas até pode ser....

O que não pode ser, é a nossa cambra ter isentado de taxas aquela construção. isto é que é demais!!!!

Diz-se que se isentou o CFF de taxas na construção da dita loja, por a lei permitir que as associações possam ficar isentas de taxas... Só que falei com quem percebe disto (de leis) e garantiram-me que de facto a lei concede esse tipo de isenções às associações, quando as mesmas estão a prosseguir o seu objecto social, por exemplo para a construção de uma sede social, ou até no caso do "CFF" da construção do seu centro de treinos.

Agora, não faz parte do âmbito desportivo, construir lojas ou armazéns para arrendar.., isso é próprio dos promotores imobiliários, logo neste caso nunca o "CFF" deveria ter ficado de isento da construção, até porque não é o CFF o dono daquela loja, mas sim a SOC. Ao isentar o CFF de taxas, quem beneficiou foi a SOC ( a não ser que o dinheiro das taxas tenha ido para outros lados, ou bolsos????) e quem saíu prejudicado foram os cofres da nossa cambra.

O barbinhas anda a dormir... o que não acredito, o gordo está a comer sono, o que não acredito!!!!, o filho já não precisa de dinheiro, o que também não acredito.....

Mas o que não quero acreditar MESMO... é que os variadores da oposição também, estejam de acordo....

A promiscuidade do futebol também já chega à oposição.... é que pensei que fosse apenas com quem está no poder!!!

Seguindo este "xico-espertismo" do "Club da Cova", os empreiteiros que também são "xico-espertos" devem fazer acordos com as associações das suas terrinhas e passar a apresentar pedidos de licenciamento de loteamentos, construções de moradias, de prédios em altura, armazéns para indústria em nome dessas mesmas associações, pedir a respectiva isenção de pagamento de taxas... e verão os seus lucros a aumentar.

Por sua vez, a seguir-se este exemplo... com a concordância da oposição..., a cambra deixará de cobrar qualquer taxa de licenciamento de loteamentos, construção de moradias, armazens, etc., etc...

Viva o xico-espertismo!!!!! Viva o Club da Cova ( que mais uma vez vai à frente dos seus congéneres...).

Post. Scriptum: De certeza que esta não foi das condições que o "filho" colocou ao "barbinhas", quando aceitou candidatar-se a variador!!!!!

Sem comentários: