21 maio, 2007

Carta do Zé das Couves (II)

Ora muito bom dia senhor meu Presidente da Cambra! Incomodo?! Veja lá, se estas minhas letras estiverem a interromper alguma coisa, feche e leia mais tarde! O senhor, meu presidente, está sempre à vontade com este seu admirador!

Lembra-se de mim?! O Zé das Couves! Sim…esse mesmo, o que ainda a semana passada ou o ver na tv gritei….Barbinhas…barbinhas…o senhor ouviu?! Era eu mesmo.

Enviei esta carta aqui faz tempos! Como já não lhe escrevia faz algum tempo, pensei: e porque não escrever ao meu amigo?! Pronto, está explicado esta nova carta!

Eu por cá vou indo e o senhor?! Estou entusiasmadíssimo com a visita da vossa excelência daqui a mais dois anitos à minha territa…..época das eleições! Olhe, lembra do ti manel das cebolas? Aquele que o senhor meu presidente deu um abraço também e disse: “Domingo, não esqueça de mim, vote na chaminé laranja!”. Ainda faz duas semanas recordávamos essas suas palavras com saudade. Olhe, foi visitar o filho ao estrangeiro…para os lados de Setúbal, e não vai voltar. Cá para mim como ele não sabe falar estrangeiro, vai mesmo ficar por lá porque não sabe o caminho de volta!

Olhe, estou aqui para lhe demonstrar toda a minha felicidade por ter ido ao ginasius…ou ginarius! Aquela coisa dos artistas! Fui eu e a Jaquina, a minha senhora! Gostamos de tudo! Táva tudo muito bem. Já agora a minha Jaquina tá a pedir para avisar o senhor para mandar a dona de casa recolher a toalha do castelo que a devem ter esquecido lá de a retirar. E sabe como é, anda aí tanta ladroagem!

Gostei muito da fogueira cá em baixo, também! Era fogo por tudo quanto é sitio! A minha Jaquina, que é um bocadinho mais lerda que eu, ia saltar lá para dentro para avisar os senhores que o senhor da guarda estava a ver e ainda ia passar uma multa. Não se pode fazer fogueira agora! Sabe, eu não sou de acusar ninguém, mas os marotos desses rapazolas queimaram umas arveres (n resisti) que estavam no meio do campo…estão todas pretinhas!

Por acaso, um senhor muito bem-falante explicou à gente que aquilo era arte. O fogo também?! Sim, respondeu esse senhor!

Agora ninguém cala a minha Jaquina! Está com a mania de ser artista! Ela faz cada fogueira ali no nosso quintal! Aproveite e passe aqui um destes dias que ela faz uma demonstração de fogo que nunca se viu na bilha! Pois, pela cara de espanto dos espectadores, nunca devem ter visto nada semelhante!

Aos despois, fui para a nossa querida igreja da misericórdia assistir ao desfile das noivas! Gostei muito do gado que por lá vi…gado de boa raça…sim senhor. A última parelha de gado, empanou! As bestas não se mexiam nem para cima nem para baixo! Não tem de agradecer a meu voluntarismo…eu topei logo que o boi do lado esquerdo tinha a junta da colaça queimada! A minha Jaquina, que cá só para nós é estúpida que nem uma abóbora , ao ver que a parelha de touros arrastavam um Pau tão grande disse-me em surdina: “Ó Zé…. Achas que vão amarrar os políticos ao tronco e nós vamos chicoteá-los?”…. “Estás doida mulher?! Onde havia tanto chicote para os que tem vontade de lhes dar uns açoites?!” Coitadinha dela, desculpe a cria senhor meu presidente, ela não percebe nada de Arte! (mas que era uma grande ideia, isso era).

E prontos…. Ahhhh só depois já aqui em casa é que ao ver a minha Josefena a chorar é que soube do resto! Lembra da josefena?! Sim, ela esteve no seu colo e o senhor fez muitas festinhas à pequena! Pois é, ela já casou ano passado! Peço desculpa, nem o avisei nem nada! Que falha a minha! Pois, e então ou vê-la a chorar perguntei o que se passava. “Queria ter ido ao desfile de noivas!!!!”

E ela tinha razão! Nunca mais me tinha a lembrado de tal! E logo agora que a cultura está tão avançada……em que porcos se fazem passar por pessoas e pessoas que são mesmo porcas….

Bem, mas senhor meu presidente, junto envio a foto da josefena e digo mais…..ela já tem filhos e tudo! Se para o ano na “Via-sacra” ou coisa semelhante, se precisar de algum filhote, esteja à vontade para incomodar este que tanto vos admira!

Bem, quero que aceite um forte abraço deste que tanto vos quer bem!

Kouzas e Louzas

Sem comentários: