24 maio, 2007

Vergada é Mozelos!

Volta e meia, lá aparecem “eles” com paninhos quentes, assim como não quer a kouza com a independência da Vergada!

Estão no seu direito, que lutem por ela! Desde que não andem a pintar (estragar) placas tanto de Mozelos como de Argoncilhe com a palavra Vergada!

O problema é que existem algumas informações que não são verdadeiras, mas eles insistem em muitos meios fazer crer que a Vergada é muito mais do que é! Fazem-no em supostas informações úteis, com uma inocência falsa. Como não quer a coisa, lá colocam, Vergada - Lourosa. Mais uma campanha de vacinação e aparece Vergada -Argoncilhe…e finalmente tal e qual como os gatos vadios a casa regressam: Vergada -Mozelos!

O problema é que com o tempo, os mais novos ou os mais distraídos vão-se convencendo que de facto o que antes parecia, agora já não parece e passa a ser.

A imagem que publico foi retirada do Google Earth e com ela pretendo demonstrar afinal onde é Vergada! Pelo menos na parte mais central!

Kouzas e Louzas

Temos os dois pontos de referência que ainda hoje no TF se focam como sendo da Vergada! O Copubar e a Igreja! Para quem não sabe, e aqui não tenho absolutamente duvida nenhuma, a estada interior, conhecida por estrada velha é a fronteira (na imagem, linha amarela).

Existe Mozelos e Argoncilhe. A vergada está unicamente na parte de Mozelos. Não existe nenhum lugar com o nome de Vergada em Argoncilhe!

Embora esta explicação pareça primária, existe já muito boa gente que está convencida da existência de vergada em Mozelos e outra em Argoncilhe!

Mas, se quiserem pertencer mesmo à vergada, o Dr FF facilmente chegará a acordo com o Coimbrinha para anexarmos mais um pedaço de terra!

Convêm também referir que a Igreja da Vergada, não fica em território de Mozelos, por consequência nunca esteve na Vergada!

Quanto ao facto de quererem ser independentes, talvez a promessa de 30 mil contos para quem fosse o autor da independência, feita por um familiar já falecido do nosso vereador “sempre ausente” ainda esteja em vigor! O pior mesmo, é que muitos da Vergada e de e quase todos dos outros lugares de Mozelos e Argoncilhe, não querem nem ouvir falar nisso!

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade que fisicamente, na parte de Argoncilhe não existe o lugar da Vergada, no entanto, os lugares de Ordonhe e Ramil, da freguesia de Argoncilhe, fazem parte da paróquia de Cristo Rei da Vergada. Uma realidade que existe. Tenho sessenta e tantos anos, não sou natural de cá, mas resido no lugar da vergada e, enquanto moço e antes de residir cá, nunca ouvi falar dos lugares de ordonhe e ramil. Estes lugares estão englobados, embora inconscientemente, numa realidade que se chama Vergada.
Custa a muito boa gente, mas é verdade. É a vida, como dizia um político muito conhecido.