08 agosto, 2007

Justas Medievais (ou ajuste de contas)

Vindo do sul do concelho, o mensageiro real traz até mim preocupantes novidades do Reino de Arrifana!

O “castelo” até agora designado como Escola de Manhôce, pelos visto mudou de nome. Agora e em termos REALmente oficial é apelidado como “Escola de Carvalhosa- Edifício de Manhôce”!

A kouza não tem sido fácil entre a Associação de Pais e sua Majestade de agrupamento, “Princesa Guiomarinha”!

Desde os tempos em que o povo “desordeiro” de Manhôce decidiu afrontar a Princesa com o encerramento da escola a cadeado, a dita não mais teve sossego interior…. Acredito mesmo que ainda hoje a princesa sonhe com um Dragão enfurecido ….com cara de Costa!

Como Princesa de agrupamento, sabe e está sujeita às ordens hierarquicamente superiores vindas do Reino da CAE! Ora…. Segundo fonte pouco fiável, a nossa princesa é constantemente “avisada” sobre kouzas que faz e pelos vistos ninguém entende por que as faz!

Neste ano, e acreditando que é uma lógica de encerramento de escolas para futuro, foram desviados da escola de Manhôce os alunos do primeiro ano. Pela mesma lógica, o encerramento por falta de alunos não tardará muito ….relembra-se, agora rebaptizada como Escola de Carvalhosa- Edifício de Manhôce!

Quando os de “Cima” convidam a associação de pais para darem o seu contributo na elaboração de uma plano para as turmas serem únicas e a nossa princesa mais não fez que …..nada! Nem tempo teve para os receber!....que se espera?!

Mas…o que de facto e como disse no início deste post, é preocupante e de difícil entendimento para a maioria dos mortais é a missiva enviada ao Presidente da Associação de pais de Manhôce.

A princesa pede-manda-obriga o dito presidente, Eduardo Costa, que com a maior brevidade possível entregue a chave e todos os haveres que possam estar no seu poder, no castelo principal do Reino, EB 2.3 de Arrifana!

Será que assim a dita kouza da realeza acha que finalmente acaba com essa “praga” de Associação de Pais de Manhôce?!....indo mais além…. Achando ela que faz desaparecer a associação, o seu presidente fica sem nada para representar e termina este e outros cargos que possa exercer no meio!

O mais estranho de entender neste caso, é que na missiva onde faz tal pedido-ordem-seja lá o que for, aponta como “razão” o fim do ano lectivo 2006-2007!

Não sendo eu do meio, acho que este procedimento não é habitual nas outras associações. Por acaso, mais nenhuma associação recebeu missiva idêntica!

O CAE não sabe o que responder….A Cambra não responde porque não sabe….

Estamos perante uma genial “legalista” que gosta muito de leis….principalmente de as converter e interpretar à exacta medida do seu ego!

Resumindo, na minha opinião, o nome da escola é alterado para Escola de Carvalhosa e assim o Edifício de Manhôce mais não passa de um anexo! Como anexo, supostamente não terá que ter associação de pais….passando apenas a existir a associação de pais da Carvalhosa….e assim a nossa Princesa, finalmente poderá sentir-se aliviada e livre de sofrimento tão grande que essa associação de “malfeitores” a fez passar em tempo recente!

Não será mais ou menos isto?

Um pequeno à parte, desde quando é que o agrupamento manda, acaba ou cria alguma associação de pais? Desde quando é que o agrupamento é dona de uma escola? Que se saiba, e não parece ser excepção, esta escola é da Freguesia ou da Cambra!

Vamos esperar por próximas lutas de espada e machados em riste!

Uma primeira e importante batalha tem já data marcada. Próxima sexta-feira pelas 10.30 horas no Castelo Principal do Reino Arrifanenese, que é a Escola EB 2.3 de Arrifana, onde se espera que a Princesa possa pelo menos vir à varanda acenar os seus Súbitos….mortinhos por lhe lançar elogios em forma de………

Sem comentários: