20 agosto, 2007

Viver no Second Life

Kouzas e Louzas

É uma alternativa! Tem quase 9.000.000 de habitantes inscritos, ou melhor de AVATARES. Estão em média 500.000 ao mesmo tempo a respirar o mesmo mundo virtual e tridimensional. Mais do que um jogo é um simulador viciante e perigoso!

É um mundo virtual onde há relações, comércio, sexo e muito dinheiro a circular (linder dollar). Podemos conhecer pessoas de todo o mundo, escrever ou falar em várias línguas, se as soubermos! Podemos comprar coisas, alugar e ter o nosso sítio. Podemos ter presentes, ir dançar a um clube, fazer publicidade ou propaganda politica, ter namorados ou até ter armas e disparar contra quem desejamos. Também podemos criar espaços específicos para sexo, o que é o que realmente mais se faz no Second Life! Por outro lado posso andar de carro pela cidade do Porto ou Lisboa, praticar skate ou sky aquático etc.…

O ambiente virtual foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linder Research. A empresa existe desde 1999 e foi fundada Philip Rosedale. O sistema é formado por duas partes: o cliente e o servidor. A parte do servidor é executada 24 horas por dia, todos os dias da semana (excepto nos momentos de manutenção em que o sistema fica fora do ar) nos computadores especializados da empresa e a parte do cliente (Programa necessário para poder jogar) pode ser obtido gratuitamente por qualquer pessoa interessada através de um download no site oficial e ser executada num computador.

Apesar de não ter valor real directo, os Linden Dollar podem ser convertidos para dólares americanos (reais) e também é possível comprar Linden Dollar através do site por Paypal ou cartão de crédito internacional, respeitando sempre os limites pré-estabelecidos pela administração do sistema. Para se ter uma ideia dos preços, informo alguns dos preços: comprar um terreno médio custa 5.000.000 L., Ter uma Skin (pele) no avatar para tentar ser o mais real possível e funcional vai de 700 a 3500 L. Ter uma mota pode custar 400L.

E como em todo o lado, os pobres vão aos Freebies, onde tudo é de graça ou muito baratinho! Ter um aspecto bonito significa ter dinheiro ou ter alguém que presenteie!

Como ganhar dinheiro? Trabalhar, realizar pequenos trabalhos ou ter alguém que ofereça!

Ter um personagem ou avatar é poder comunicar através do teclado (e também por voz, em fase de testes). Além da comunicação escrita, é possível emitir sons pré-gravados, fazer gestos, empurrar, olhar (virar a cabeça, olhos e corpo), além de outras expressões corporais e o uso de objectos com dois ou mais personagens de uma vez.

No início um jogador deve dirigir-se às Sandboxes (Caixas de Areia), que são ilhas onde o avatar tem acesso livre para construir os objectos que desejar. O avatar pode salvar os objectos seleccionados para o seu inventário. Aí está tudo o que nos pertence e que se ganhou de outras pessoas, freebies, prémios, cartões de visita, etc.

Foi interessante ver o político António Costa a fazer campanha no Second Life. E logo depois o Ministério da Justiça também! Pelos visto é o choque tecnológico do Sócrates! Pois é o primeiro estado europeu a marcar a sua presença virtual. A iniciativa passa por lançar um centro de mediação e arbitragem de conflitos resultantes de relações comerciais, à disposição dos Avatares que vivem naquela realidade. Pelos vistos vai existir um edifício, de aspecto algo futurista, dispõe de dois auditórios, que permitem a realização de conferências e a simulação de sessões de julgamento e arbitragem, a assegurar pela Faculdade de Direito da Universidade Nova.

Depois disto, a ministra da educação vai deixar os professores marcar lá o encontro com os alunos e assim as aulas serão mais tecnológicas. Quando se faltar, deveria ser possível repetir a aula durante a noite no Second Life com o Portátil nas perninhas para aquecer nos dias frios de Inverno.

E nos intervalos, vai tudo para os locais do FreeSex ou Sexland onde se pode estimular o sexo aos pouco reprodutores portugueses. Ou será que o Governo Português ainda não descobriu que a maioria dos avatares portugueses só anda lá no engate a clicar em bolinhas azuis e rosas para dar azo à sua libido sexual?!

Sem comentários: