Acabadinho de entrar na sala de “Espectáculos”, fiquei com a sensação que a kouza ia ser morna!
A bem dizer, quem e se alguém pagou, ainda hoje chora o dinheiro investido nesta espécie de circo com pulgas amestradas!
Como estiveram os partidos?! Exceptuando os da oposição “mono – putados”, nada de novo, nem de brilhante.
Os laranjas cometeram uma gafe, ao dizerem que ao deixar passar a moção xuxa da última Assembleia, estavam a deixar andar uma moção inócua e irresponsável.
Quanto à inócua, ainda pode-se deixar passar, agora colaborar com uma irresponsabilidade, não! Foi uma argolada que os xuxas exploraram depois e bem!
Gostei em particular do Xô Moreira, que na minha opinião é dos poucos que entende do que fala, e principalmente mostra vontade em esclarecer as verdadeiras diferenças entre lixeiras e aterros. Ganha mais a minha admiração, por ir pelo caminho mais difícil e não optar pelo facilitismo do “sou contra o aterro de Canedo”! Porém, e usando a palavra “inócua”, é mesmo esse o termo que aplico ao seu esforço. Pois apenas se pode falar das kouzas quando os receptores tem vontade e interesse em ouvir...o que não é o caso!
Quanto aos xuxas, gostei particularmente do nosso Tony Redes, que pelo menos foi o “mais sério” nas questões abordadas e nas questões levantadas ao Barbinhas!
Já o nosso ilustre Bitó Fontes, assumo que deve ou está de saída dos xuxas. Ele mais parece um peixe fora de água e não consegue activar a respiração pulmonar!
Está a tornar-se radical demais para o meu gosto e principalmente para quem o conhece de outros tempos. Não tente ser o que não é meu caro amigo, não consegue convencer ninguém de que é o que não é! E é pena, porque ainda sou um seu admirador!
Pelo contrário, quem está verdadeiramente no seu habitat natural são os dois jovens e recentemente promovidos a protagonistas do clero xuxa, “LL – Little Leo” e “Orfeão Kid”!
O nosso estimado Kid, embora se reconheça vontade, continua a ser o espelho de todos os que não podem ser políticos.
Em duas das várias intervenções mostrou que sentado pode ter alguma... utilidade!
Vai ao palco e diz algo do género: “O pobo o que quer ouvir é que somos contra o aterro em Canedo!” seria necessário fazer uma Assembleia Municipal, que custa a todos nós 5 mil Euros para ouvirmos palavras de interesse como essas?
E então quando vai fazer a sua declaração de voto, é surreal! “Isto é a prova de que os laranjas são a favor do aterro!”....felizmente para ele, o Presidente da Assembleia mandou o calar, pois aquilo nunca em lado algum seria uma declaração de voto.
Ainda hoje pergunto se ele não terá amigos daqueles mesmos de verdade?! Daqueles que quando são verdadeiros são capazes de dizer mesmo o que não se quer ouvir! Tem? Então e eles não ganham coragem para lhe dizer que não tem mesmo jeitinho nenhum para estas kouzas?
O “LL – Little Leo”, esteve brilhante dentro do contexto....espectáculo! Pelo menos tentou fazer um número piadético, embora com pouca piada! Mas pelos vistos os putados xuxinhas são muito pouco exigentes, pelos risos e risinhos que manifestaram...
E a piada? Bem, era para ser, mas acabou por não ser.... Foi uma linda rábula onde perguntava o preço certo em euros ao presidente da Cambra sobre o aterro. Mas para além de não conseguir a tal piada, nem a pergunta prometida acabou por ser feita. Infelizmente, penso que ele se convenceu que esteve bem, pois até se riu da sua própria piada. Lá vamos ter gramar mais algumas piadas sem piada!
Mas o tema mais importante e palpável foi a moção que os xuxinhas apresentaram e levaram à votação. Na opinião deles, a Cambra deve aderir à LIPOR. Os laranjas deixaram passar mais esta moção! Não sei se a acham inócua ou irresponsável, mas lá que deixaram passar, deixaram.
Eis mais uma questão que não entendo, e não tenho obrigação disso!
Sabia já há muito tempo (antes da Primeira Assembleia) que pelo menos alguns xuxinhas defendiam esta adesão. E porque é que esperaram por esta Assembleia?
Tantos dias depois das outras, para apresentarem a kouza? Politiquices? Mas que esperam de uma Assembleia? Ali é o local onde a politica se faz, boa ou má, dependendo dos intervenientes!
Porém, ou muito me engano ou acabaram por “safar as costas” ao Presidente “barbinhas”!
Agora, é bem possível que este consiga tornar definitivamente inócua a acusação de ele ter estado por trás da decisão!
E....se não for aceite a adesão?...quem irão culpar os xuxinhas?
E se, como se falou, houver a necessidade de se fazer um novo aterro e se este for novamente em Canedo? Que terão a dizer os Xuxinhas? ...e ainda.... após isso tudo, se a decisão de todos os Feirenses terem de pagar o tratamento do lixo pelo dobro do que actualmente paga....então digam lá a quem os xuxinhas culparão?
Isto, para não falar no esvaziamento que a apresentação da moção neste dia, provocou aos intervenientes do povo de Canedo, inscritos nesta Assembleia!
Estes (eram 14 e passaram a 10), mesmo com o excesso de zelo do Presidente da Assembleia quanto ao tempo disponível, estiveram à sua maneira bem....exceptuando um!
Demonstraram o que todos (do público) sentiam. Todos os políticos falavam, falavam, mas ninguém entendia nada! Criticaram o uso de palavras “caras”, redondas e as demasiadas siglas que não eram entendíveis para a maioria dos presentes!
Houve alguns, que de uma forma directa e sem rodeios, pediram ao presidente que respondesse com clareza às não menos claras perguntas!
Se todos já sabemos, que o nosso “Barbinhas” muitas vezes responde sem responder, desta vez a kouza ainda estava mais facilitada. Pois (aí está), com as ordens da Assembleia para que a Cambra adira à LIPOR, toda e qualquer resposta estaria fora de uso.
Há ainda quem colocasse em dúvida (entre eles um dos oradores de Canedo) sobre a possibilidade de “rasgar” contratos existentes! Estilo Vale e Azevedo!
Em suma, esta Assembleia na minha opinião, acabou por mais uma vez dar-me razão: A política tem o dom de ser quase sempre inconveniente quando são discutidos assuntos reais e preocupantes que afectam os povos!
Penso eu que os Canedenses já entenderam que não devem ir mais a uma Assembleia Municipal para tratar deste assunto! Ali, não há mesmo mais nada que possam fazer por eles. Temo mesmo que nem podem nem nunca o fizeram! Ali luta-se taco a taco entre a marcação de terrenos, alguns mesmo dentro dos próprios partidos.
Terminando e fazendo uma pequena (não merece mais) referência ao Líder Xuxinha de Cai-medo, “Bentania”! Ele consegue ainda mais ofuscar negativamente os reais e justos anseios do povo ali presente! Mesmo sem o pretender ser, acabou por ser “pior artista” deste pobre espectáculo! Um misto de pouca piada e de piada nenhuma, foi o que consegui. Lá voltou a dizer que os xuxinhas de Cai-medo é que são bons...que são os que fazem tarjas...etc...etc...
Não digo que foi a única coisas que conseguiu, porque conseguiu bater mais no fundo. Brincou de forma despropositada e inaceitável com o facto do putado Comuna ali presente ter um problema de gaguez! Disse algo como “O senhor gagueja para dizer mal dos xuxas, mas não gagueja para atacar (...)”!
Eu, que irresponsavelmente escrevo no blog, nunca me atrevi a fazer esse tipo de piada ao senhor em questão, e apenas o referi numa das últimas Assembleias, porque foi o próprio quem o fez. Por coincidência, já brinquei com o facto do nosso Gustinho do PP mozelense ser gago, porque ele mesmo deixa-me à vontade para o fazer.
Mas o que este candidato a sabe-se lá o quê, fez, é uma vergonha e inadmissível e deveria obrigar os líderes xuxinas e fazerem um pedido de desculpas pelo triste episódio!
Espera-se por alguma espécie de reacção dos comunas perante os sucedido, ainda para mais que eles não costumam facilitar nestas kouzas! Podem porém ignorar o sucedido, pois assim não dão importância a quem não merece!
Finalmente, seria interessante saber o que quer dizer aquela “palmadinha nas costas” que o Orfeão Kid deu ao “Bentania” no fim da intervenção. Terá sido: “Muito bem!” ou “estiveste mesmo mal, paciência”! Parecendo que não, ajuda e muito a entendermos os que são ou querem ser representantes do povo!
Terminou a Assembleia com barulhos e insultos mais ou menos directos da População!
Podem não agradar, é verdade, mas em alguns casos o desespero de algumas pessoas é tanto, que merecem ser desculpados e compreendidos.
Se uma lixeira, aterro o seja lá o que for, fosse colocada nas traseiras de alguma das nossas casas, a nossa reacção talvez nem fosse assim tão branda!
E se fosse nas casas de alguns dos políticos cá do burgo, era bem capaz de haver outro trato no assunto e quem sabe outro desfecho!
Aguardaremos por novos desenvolvimentos!
Sem comentários:
Enviar um comentário