18 setembro, 2008

Pavilhão?! Só há este...é para mim!

Kouzas e Louzas

Como sabem, futebolisticamente falando, sou verde por fora e vermelho por dentro. Se me faltar o meu glorioso e a vontade de comer, morro de fome!

Por não ser assunto importante para este blog, nunca dei a minha opinião sobre a questão deste verão, em que o Benfica queria ir à liga dos campeões à custa de um castigo dado aos Dragões. Não me custa reconhecer, que se tal se verificasse até que era “porreiro”, principalmente para chatear os meus amigos azuis. Mas também devo reconhecer que era ridículo se tal acontecesse!

Vejo aqui uma certa semelhança com outra questão. O Benfica querer ir à liga dos campeões sem ganhar esse direito dentro de campo, é em tudo semelhante a Fiães ter um pavilhão, ultrapassando as freguesias de Riomeão, S.J.ver e Mozelos. A única diferença, é que o meu glorioso pelo menos ainda jogou, Fiães, nem entrou em campo.

Se seria ridículo a ida dos vermelho à liga, o dar de bandeja um pavilhão é imoral, vergonhosos e uma falta de respeito pelas três freguesias em questão e pelas restantes que nestes três anos tem tido sempre como resposta que não se pode investir nas suas terras por causa do saneamento!

Era mais fácil para mim ter a opinião que tenho, sendo de uma outra freguesia, pois podem muito bem pensar que o meu sentimento é de pura inveja. Acreditem, que talvez de uma outra forma, teria a mesma opinião. Sou por natureza invejoso! Mas só em casos em que vejo outros a terem as coisas sem saírem da cadeira e outros que trabalham afincadamente, continua a ser uns Totós! O que eu, e muitos sentem, é tristeza! Não pela kouza em si, mas sim pela treta de nunca mudar e bater sempre nas mesmas portas!

Eu até tenho vergonha de vos dizer que estou triste com esta espécie de pouca-vergonha!

Não sei as razões para que a Cambra tenha tomado esta decisão e acreditem, muitos há com mais saber do que eu, de outras freguesias e com responsabilidades politicas, que também não sabem nem pouco mais ou menos a compreendem!

As desculpas dadas pela Cambra, essas, até já sou capaz de as saber! E não sei porquê, mas parecem-me assim um tipo de fardo de palha para o Burro (meu pobo) comer! Questiono é o meu Pobo (burro) se não estará na altura de mudarem de marca da Palha. Está visto que a qualidade desta é mesmo do mais reles que existe!

A tristeza e desilusão maior para mim e restantes Mozelenses, nem é o caso do pavilhão em si. É o facto de se quisermos colocar os nossos filhos no Atletismo, temos de os colocar no meio da rua a treinar, ou ir à pista da freguesia vizinha. Colocarem os filhos no futebol, só em freguesias vizinhas. Natação, idem aspas! Em suma, não existe um único equipamento desportivo numa vila com milhares de habitantes!

Os nossos “governantes Mozelenses” publicamente não tem feito qualquer tipo de alarido. Mas facilmente compreenderão que e principalmente eles estão numa profunda desilusão..(.usando um termo brando)! O nosso Barbinhas, por certo, já saberá o estado de alma deles. Aliás, com o traquejo que possui, quando tomou esta decisão incompreensível e imoral, já sabia o que eles sentiriam.

Quem conhece o Shrek aqui do Blog, pensará que eu detesto os do meu “governo”, principalmente o Dr. FF e até o Dr. Eca, que por várias as vezes “chateio-lhes a cabeça”! Critico se achar que devo, mas sempre no aspecto político da kouza, sem nunca colocar em causa o seu trabalho e honestidade no que fazem. Neste caso em concreto, se o assunto “Pavilhão em Mozelos” tem estado nas bocas das pessoas, deve-se sobretudo a eles os dois. Pelo que sei, como se soubesse de alguma coisa, muitas e muitas horas foram dadas a esta kouza por eles, com considerável prejuízo para a família e suas profissões!

Agora politicamente, a Junta de Freguesia deve assumir as suas responsabilidades!

Propositadamente, desde o outro mandato deixaram que a população se embebedasse por uma mentira. Conscientemente ou não disseram que “agora é que vai ser, podem dar-nos os parabéns”! Colocaram outdoors com imagens de um pavilhão em plena campanha eleitoral. Montaram um verdadeiro circo perto da data das últimas autárquicas para assinaram um protocolo com o nosso Barbinhas! Circo esse, onde os candidatos Laranjas à Assembleia de Freguesia, estavam à porta a receber e cumprimentar os convidados. Conscientemente sabiam que o Pobo pensaria, e pensou, que aquele acto seria uma espécie de “lançamento da primeira pedra”!

Se o Shrek fosse da Assembleia, que não é, o que faria?

Primeiro quero dizer-vos porque não podia ser “putado” da Assembleia:

- Não tive, não tenho nem terei ambições políticas. Sei que outros o dizem, mas mentem!

- Reconheço que não tenho os atributos necessários para pertencer a um órgão de tal importância e representante do povo por excelência.

- Por outro lado, modéstia à parte, não reconheço a esta Assembleia as qualidades mínimas exigíveis para até alguém como eu faça parte dela.

E o que faria então? Demitia-me!!!..... lá está, só quem não é politico ou não entende algo da kouza o faria!

Num gesto de demonstração de “desinteresse” politico, mas ao mesmo tempo “interessados” pelas verdadeiras kouzas, a Junta e a Assembleia deveriam demitir-se em bloco. O povo, e não o POBO, meu burro, iria apreciar este gesto. Era uma demonstração que estamos fartos de décadas de esquecimentos e politiquices de taberna.

Alguém consegue enumerar alguma obra feita e executada pela Cambra nestes últimos três anos? Não falem do saneamento, que até já cheira mal! Não a kouza, mas a desculpa!

Haverá.... deve haver, alguma explicação para que uma das Freguesias mais industrializadas do concelho, e por consequente das que mais impostos paga, seja das poucas (nem sei se será a única) que nem um reles de um campo de futebol tem? Também não falem dos ricos nem do “meu tio Americo Morim”, que esse é que deveriam dar! Isso é a politica da desresponsabilização!

Talvez trinta e uma freguesia sejam kouza a mais para um só concelho! Sou por princípio contra a desagregação de concelhos, mas não estará na hora de pensar seriamente em criar um novo concelho no Norte da Feira?

É preferível Mozelos ajudar a desenvolver meia dúzia de Freguesias do que ser constantemente uma verdadeira “Teta” da nossa “Bilha”! Há que provocar o desmame, pois até nas criancinhas ele é feito! Seja Lamas, Lourosa, Mozelos, Kosovo,Tchetchénia ou Papoilas d´Abelha , pior não ficamos!

É urgente fazer-se uma redistribuição da riqueza criada no concelho!

Sem comentários: