17 outubro, 2008

Assembleia de Mozelos (o uso abusivo, pode provocar sono)

Nesta sexta feira temos mais uma enfadonha Assembleia de Freguesia! Digo enfadonha, apenas para chatear, pois elas até que são...horríveis! Atenção, que com isto não estou a menosprezar os ilustres “putados” da nossa Assembleia, que coitados, não lhes consigo transmitir a “pena” que tenho de tão pobre papel!
Mas esta Assembleia tem um ponto de algum interesse! Não o ponto em si, mas os ilustres convidados, que me merecem toda a consideração e respeito! Falo obviamente da presença em “estúdio” dos médicos Dr. Nunes e Dr. Serrano, que nos (vos) vão esclarecer a respeito das USF (Unidades de Saúde Familiar)! Como sabem, o Dr. FF é contra e como também ficarão agora a saber (se não sabem) o Dr. Serrano também é contra! Ora, o que aqui vejo é mais uma espécie de “propaganda” da junta para que o “pobo” saiba que até o Dr. Serrano, xuxa de coração, também é contra.
Não deixa de me “kouzar” alguma estranheza esta necessidade do nosso Presidente de Junta em mostrar ao “pobo” que não é só ele que é contra. Daí a explicação de terem colocado uns avisos nos cafés a apelar à presença dos Mozelenses na Assembleia, para tratar de um assunto de supremo interesse para a freguesia! Bem, não se vai tratar de kouza nenhuma. Vão apenas “ratificar” as posições do Dr. FF!
Sem querer ser mal interpretado (quero lá saber disso) o Dr. Nunes e o Dr. Serrano vão ser uma espécie “bandeirinha politica”! Sem ofensa para eles, como é óbvio!
Isto é claro, independentemente das razões que pelos visto podem e devem ter!
Veremos talvez o Dr. Nunes a arrefecer as kouzas...quiçá, dizer que o que disse, de facto não o disse.....tipo o “posto de Mozelos até pode fechar”!
Mas esse tema, espero deixar para um próximo post, ainda para mais porque me dizem que de facto as USF são muito importantes para alguns ganharem dinheiro! Interessa-me saber, se possível, se aqui não foi usado uma espécie de “terra queimada para ter-se de fazer...”...
Uma outra questão que será tratada, e provavelmente até irá ser aprovado por unanimidade...ou quase! É a renomeação da actual Rua do Murado! Como sabem, e graças à Sonae, toda aquela vergonha que alguns ainda lhe chamam rua, vai ser requalificada. Não vai ser a Junta, mas apostem que ganham, nos manifestos eleitorais do ano próximo ano, irão aparecer muitas fotos da kouza, como sendo obra deles!
Dizia....a Rua vai ser renomeada para Rua Albertina Amorim!
Duas questões antes de dizer sejam lá o que for:
1-Sou contra a atribuição de nomes de pessoas vivas ou falecidas a ruas, pavilhões, aeroportos...etc..etc!
2- A falecida “Tininha Amorim” foi uma importante benemérita quer para Mozelos como para tantas outras terras vizinhas! Merece todas as homenagens possíveis e imagináveis! Mas e mais uma vez vamos perpetuar a força do dinheiro e não a força do trabalho! O “pobre”, mesmo o mais disponível e indispensável para o desenvolvimento das Kouzas, não merece “ruas”! Aqui, ali nem em qualquer lugar!
Para além de ser contra dar-se nomes, acho que neste caso era lógico e principalmente justo, (porque também era do Murado) dar o nome do Dr. Feiteira Maia! Já sei...ali perto tem uma rua com o nome dele! Não tem! Tem uma ruela e esta vai ser uma avenida (espero).
(pessoalmente acho vergonhoso que no inicio da mesma ruela, onde tem a placa com o nome do Dr. Feiteira, estejam precisamente os ecopontos! É um pormenor...mas não gosto!)
Bem sei, e ela era mesmo muito generosa, mas quando se morre, todos são bons....até os que achavam que ela era de Mozelos e dava muito era para Lamas, agora também pensam que ela era do melhor. Eu pelo menos, não costumo dar assim tantas piruetas...mas enfim....e reafirmo que a infelizmente, há poucas “Tininhas”, que entre as suas imensas qualidades tinha uma indispensável....Dinheiro!
Continuo a não concordar, porque se assim é, muitos Mozelenses merecem outras tantas ruas. Mesmo aqueles que deram 5 metros de terreno. Sim, porque 5 metros de terreno para quem tem 100, é muito mais do que dar mil, tendo um milhão!
Como sempre, na minha modesta opinião, pessoal e intransmissível isto não nada mais, nada menos do que, mais um agrado” à moda de outros! Não se vai agradecer à falecida “Tininha”, que infelizmente se finou! Vai-se fazer mais um dos muitos agrados que esta e anteriores juntas teimam ao em fazer ao “Tio Américo”! Ainda não entenderam que ele não funciona com base de festas, homenagens e kouzas que tal?! Se dá, dá, não é por “lambidelas à cachorrinho” que ele funciona. Eu, sou dos que acho que ele podia “dar” a Mozelos muito, mas não o condeno se não o faz! Pode ser tudo, mas não é a Santa Casa da Misericórdia!
Não é nova esta “política” de mão estendida! Quem conhece Mozelos, sabe que ali tem a “Alameda Alfredo Henriques”! Com que objectivo?! Lógico, não vos consigo ouvir, mas sei ler os vossos lábios..... Politica do “lambe bota”!
Não estamos na Índia, mas aqui há “Bacas Sagradas”!
Aqui mesmo no blog, quando falei da pouca vergonha do arranjo de todo um muro com centenas de metros, da Quinta “morim”, onde diariamente demoliram e fizeram nascer novas paredes, não se devia, não se podia falar nisso... houve até alguém que disse “deixem os “morins” em paz”! E quem disse não foi o “Zé Tronchuda”!
Esta medida não está na longa lista de promessas compridas e não cumpridas que os Laranjas apresentaram ao “Pobo”! Estarão eles numa fase de fazer o que não foi promessa e esquecer o que prometeram fazer?
Será que a Junta, neste caso a Assembleia que vai votar o que a Junta quer, tem noção dos problemas que existirão ao “renomear” a rua? Se fosse uma rua nova, não haveria problema! Agora, os que ali vivem terão de mudar muitos documentos, Bilhetes de identidade, cartas de condução, domicílios fiscais, registos de propriedade automóvel, etc, etc! Alguém dos responsáveis pela medida, pagará ou tratará destes assuntos?!
Nota: alguem me disse que estes problemas de documentação não existirão e que pode-se manter como está! Será mesmo?

Sem comentários: