12 outubro, 2008

Tribunal, dia D!

Kouzas e Louzas

Está aí o grande dia!

A “inauguração” do novo tribunal!

Desta vez, as criticas quanto à insegurança e seu funcionamento, não vem de um qualquer habilidoso na arte da maledicência, mas sim da senhora “Presidenta” dos Juízes!

Repito, “Presidenta”, porque essa grande “Elefanta” da escrita ibérica que vive com o Nobel Saramago, assim o manda! “ Se é mulher, é presidenta”!

A nossa ilustre presidenta, que desde já apresento os meus mais respeitosos cumprimentos (nada de brincar com quem nos pode enfiar na gaiola), diz que " O edifício tem falhas graves de segurança"!

Várias falhas são apontadas! Por exemplo, uma dessas falhas é a falta de espaço para os carros celulares (não confundir com telemóveis), poderem parar à porta que dá acesso às celas! Assim terão de estacionar na rampa, com os outros carros e onde facilmente se podem encontrar idosos, crianças e kouzas que tal!

Estacionar perto do antigo tribunal, e terem de se deslocar mais de 300 metros com as “tralhas” próprias de um juiz, é uma falha grave! Facilmente podem ser reconhecidos e abordados por familiares de arguidos que estão mortinhos por lhes darem uns bons motivos para a absolvição! As “queixinhas” continuam quando se afirma "os juízes vão ter que sair do edifício e atravessar o espaço público para se deslocarem à sala de audiências que fica no exterior do edifício principal"!

Eu acho que tudo foi feito para que de uma vez por todas acabem os atrasos na justiça!

A primeira medida, feita já há muito tempo, foi fazer com que os tribunais sejam apenas para quem é financeiramente um desafogado. Os tesos, como eu, apenas irão agora aos tribunais, como testemunhas....e enquanto isso ainda é grátis!

Penso que o governo poderia ir ainda mais longe! Não se admite fazer com que um juiz tenha de percorrer 300 metros! É muitíssimo pouco! Teria outra lógica obrigar os senhores magistrados a estacionarem no Castelo, e fazerem uma espécie de roteiro turístico pela coba, onde se incluía uma fatia de fogaça. Parecendo que não, o juiz teria ainda mais hipótese de ser “abalroado” por alguém, mas melhor....demoraria no mínimo umas duas horas a iniciar o trabalho.... levando assim que mais de 50% dos queixosos desistissem em tentar “engavetar” os pobres dos delinquentes!

Já para não falar nos muitos que terão de ficar cá fora à espera de serem chamados. Com muita chuva, mais desistências ainda!

Grande passo para o fim das “listas de espera” na justiça!

Se arguidos e testemunhas vão estar juntos, era de se aproveitar a oportunidade e fazerem um ringue onde ambos poderiam esgrimir alguns argumentos feitos à base da compreensão, estalada e quem sabe...facada!

Mas há culpa de alguém? Não! O governo que quer apostar no TGV, tem de alugar este espaço provisoriamente definitivo.

Mas há que o dizer, os xuxas da coba, mais uma vez mostram que tem uma enorme influencia no governo central!

Enquanto o antigo tribunal, propriedade do ministério da justiça, estava em risco de ruir, fartaram-se de acusar a Cambra de nada fazer! Claro, que o fecho apenas aconteceu, porque os xuxas da coba assim o decidiram!

Quando se anunciava esta decisão, o nosso menino Little Leo, anunciava aos que ainda o ouvem, “que não acredito que esta decisão provisória seja verdadeira. Acho que vai ser construído um tribunal de raiz! Se falo assim é porque sei”!

E de facto sabe...que nada sabe, e mesmo disso não tem a certeza!

Mas graças a esta apetência para fazer de conta que sabe de tudo, principalmente do que de facto não sabe, sabemos que o nosso governo entregou-lhe a difícil tarefa de idealizar e medir todos os espaço do novo tribunal!

Mais uma vez, essa mania de certezas absolutas o traiu nas ditas medidas! Estava convencido que um milímetro é equivalente a um hectómetro!

Por exemplo nos elevadores, pegou em alguns outros “Little Leo´s” e viu que cabiam perfeitamente ali uma vintena deles!

Bem sei, que há quem diga que a razão de os espaços serem apertados, é para que o seu arqui-rival Xuxinha, “Orfeão_kid”, um pouco espaçoso, não consiga deambular pelos corredores! Mas, acho que tal é pura imaginação da maledicência!

Apenas, há uma das que agora dizem ser falha grave e que o nosso”Little Leo” não é de facto o responsável. Sei que a decisão de restringir o estacionamento foi uma ordem directa do nosso Alcaide Azeiteiro!

E perguntam-me “ Ó sempre sábio Shrek, porquê?”

Está bem, como pedem eu digo:

Lembram-se da entrevista do Don Alcaide? Quando ele de forma quase dramática diz que há alguns anos atrás nem dinheiro tinha para um café? Pois, aí está... sempre com uma visão metodológica e empresarial, o nosso Alcaide quer prevenir-se de alguma fatalidade e assim ter desde já um espaço assegurado para assim ganhar uns cobres.... Claro, abraçando essa muy nobre arte de ser arrumador de automóveis!

Agora, “pobo” da Coba e arredores, tenham é muito cuidado, pois ou muito me engano ou o antigo tribunal da coba vai ser uma forte fonte de receita para o estado!

E Porquê? Já vão duas, as respostas!

Porque, os inteligentes da nação ao verem que o tribunal está em sério risco de ruir, colocaram umas fitinhas de plásticos para impedir o acesso! Ora, como todos sabemos, existem muitas crianças e não só, que frequentam aquele espaço! Ainda recentemente, disseram, que num encontro de Escuteiros, devido à chuva, eles abrigaram-se por ali!

O mais grave disto tudo é que se por acaso alguma criança ali fica com a queda de alguma parte do edifício, o que vai acontecer? Fácil.... com toda a certeza, o nosso governo, à procura de receitas extraordinárias, acusará os pais da criança por estes terem sido diligentes ao deixar que a criança ali fosse brincar. Acusam ainda os mesmos que devido à roda da bicicleta estar demasiado cheia, esta fez com que o chão estremecesse e fizesse com que as paredes ruíssem!

Será que a única preocupação do governo em fechar o dito cujo, foi pelo facto de algo ruir e pudesse ferir ou matar alguns dos nossos estimadíssimos e respeitadíssimos “criminosos”? É que na época em que estamos, fico a impressão que os únicos intocáveis da justiça, são mesmo os criminosos!

Será que se alguma criança ficar ali “apanhada”, virão mais uma vez os xuxinhas acusar a Cambra por esta ainda não ter demolido um edifício que é do ministério da Justiça?

É bem possível, que após tal tragédia, apareça alguma tarja a dizer que “os xuxinhas não querem mais mortes no tribunal”!

Sem comentários: