24 novembro, 2008

Assembleia Municipal e Musical!

Nota: Quero pedir aos senhores “putados” que façam o favor de irem à Cambra ter com o nosso estimado avariador, “Filho” para receberem os cheques das senhas de presença, pois estes até já estão passados. Quanto ao meu, senhor avariador, faça o favor de entregar a uma instituição do seu agrado....desde que não seja ao Feirense! Não que não goste, mas com tanta doação ao clube, pode provocar transtornos burocráticos na apresentação das contas!


Kouzas e Louzas


Na passada sexta-feira aconteceu mais uma Assembleia Municipal!
Sendo esta Extraordinária, eis que extraordinariamente, porque não está consagrado, não havia período antes da ordem do dia. Para grande tristeza dos presentes, em concreto deste verde ávido de graçolas, não pode escutar o que o nosso amigo de Larosa, “Bitó das Neves” nos traria como obra a realizar (um portão, uma cova, uma lampião ou até uma cabra prenha às espera de cuidados governativos).
O Assunto primeiro de interesse para o “Pobo” era sem duvida a redução por parte da nossa Cambra do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,7% e prédios urbanos avaliados nos termos CIMI para 0,4%.
Disse o nosso Barbinhas que tinha prometido isso mesmo em Novembro de 2007 e que agora estava a cumprir esta espécie de promessa, salientando que o governo estava já a tratar de colocar esses valores para máximos definidos por lei!

A nossa estimada “Lucinha Comuna”, começou por referir que quando viu a “notícia” que a Cambra iria baixar, até que ficou muito contentinha! Pois esta medida também vinha em direcção ao que ela e o seu partido vinham a defender.....mas, a felicidade dela, durou apenas enquanto estava distraída a ler a kouza. Pois ao saber de uma proposta do governo que será em breve LEI, verifica que o que a Cambra está a fazer mais não é que aplicar a taxa máxima! Critica o nosso barbinhas acusando-o até de uma espécie de falta de honestidade politica, pois ele na reunião da Cambra diz que o governo estava a estudar uma redução, quando a kouza até já estava aprovada e quase a ser publicada do Diário da Republica! Note-se que o nosso Barbinhas ficou “zangado” com a acusação de desonesto, se bem que a nossa Lucinha explicou que o que disse não era exactamente a mesma kouza.

O nosso ilustre “Putado “Little Leo”, mostrou a sua preocupação com as dificuldades do “pobo”! Como truque de magia, puxou pelo “conejo”....digo o nome da “kouza da lei” que se falava. Apresenta-o como sendo o decreto lei 249/10, aprovado na Assembleia da Republica a 17/10/2008 e inclusive já teve a assinatura do Presidente da Republica a 10/11/2008. Por distracção ou não da laranjada, o nosso “Little Leo” brilhou aqui...ou fez o trabalhinho de casa! Refere ainda o nosso “Putado” que os laranjas nem sequer estão a antecipar uma descida que seria obrigatória, pois ele entra em vigor daqui a pouco tempo. O que o nosso barbinhas está a fazer é a aplicar a taxa máxima! Pede que olhem para outros lados, onde as taxas são bem mais baixas! Em gesto bonito, apela ao coração da Cambra que não se gaste os dinheiros da receita em Boletins Municipais e ou em festins na sede da coba!

Quanto aos bloquistas que dizem que sempre defenderam a kouza, questionam apenas a Cambra se esta está a cumprir o seu papel de informar as finanças sobre os prédios devolutos!

Os Populares defendem a baixa da kouza, como também sempre o defenderam, acham que a taxa é ainda excessiva, mas reconhece que pode ser um valor elevado para a Cambra, embora “em tempos de crise devemos ajudar quem precise”!

Quanto ao nosso “Putado” Laranja “Xô Moreira”, iniciou a sua intervenção com um... “Já tinha reparado que a campanha eleitoral já se tinha iniciado”!
Segundo o nosso “Putado” não custa fazer caridade com o dinheiro dos outros! O governo mandar baixar as taxas, não dando contrapartidas aos municípios, é fácil!
Refere que por acaso, os municípios que praticam as taxas mais baixas, são os que mais dependem do Orçamento do Estado.... “isso explica muito”!
Refere que a redução de 0,8 para 0,7% representa uma redução de 20% para quem paga!

Entretanto o nosso “Bitó Fontanário” pede a palavra para um pedido de esclarecimento...que não é pedido de kouza nenhum, o que levanta protestos por parte dos laranjas....entretanto o nosso ilustro presidente da Assembleia “Putativa”, que diz que não o pode impedir de tal e kouza.... (aprecio este estado de graça, quase amor mútuo entre o nosso Bitó e o nosso Presidente da Assembleia....digo isto, porque em tempos não era assim!
Também a nossa Lucinha questiona se o nosso Barbinhas a respeito da Taxa de execução e se este está a pensar aplicar diferentes taxas em diferentes freguesias!
(Aqui, acho que deveria ser aplicado uma taxa fraquinha para a terrinha mais atrasada da bilha...Mozelos)
O nosso barbinhas, acha que tal kouza até nem será legal.....ao que a nossa Lucinha mostra a kouza onde diz que é.... legal!
Enfim, o nosso barbinhas teve de correr muito nesta kouza, porque esta não lhe correu assim muito bem.
Justiça seja feita, ele de facto fez a promessa (ver arquivos do blog) que este ano provavelmente baixaria a taxa....e com toda a certeza não saberia as intenções actuais do governo.
Quanto aos laranjas, falta de estudo ou de informação, a respeito do tal artigo!

(umas questões que passo à frente, não vá este post ser uma espécie de romance à José Rodrigues dos Santos, que contém muitas páginas....sem conteúdo)

Vamos directamente à última questão:
Isentar ou não a empresa Earthlife de IMI, IMT!
Como seria de esperar, os xuxinhas, através do “putado Bitó Fontanário” quase se ajoelhou para que a kouza fosse aceite....sempre no supremo interesse dos feirenses e do sinal que se dá para fora do concelho para que eles..... “Binde...Binde para cá”! ...
O Bloquista “Zézé Santinho”, refere que assim como em outras recusas, nomeadamente para o Tio Américo Morim, espera agora a mesma coerência! Num discurso “extremista”, o nosso Bloquista refere que o ex-patrão do Patrões “Lugèrito” daqui a 20 anos (tanto?) será conhecido por ser o poluidor mor de “marreão.
Lembrado pela promessa falhada da Exponor vir para a Feira.
Votarão contra este pedido da firma Earthlife, que também é do “Lugèrito”, pois este está há muito em divida para o Concelho!
Nestas duas intervenções, nenhuma novidade quanto às suas intenções
Já da nossa Lucinha Comuna, esperava uma nega...e não aconteceu.... o partido do pobo e dos trabalhadores a defender a isenção do patronato?! Bem, lá terá sido pelo sentido ecológico da kouza...daí ter referido que os verdes europeus defendem algo do género “fotovoltaico”!
O PP inicia com um forte repúdio ao discurso inflamado do Bloquista e a fulanização da questão.... e claro que defende a kouza... vê este investimento “muito positivamente”! ...isso é que é positivismo!
Bem, como se esperava o “ilustre Putado e rei das feras, Leão”, anunciava que iriam votar contra.... Repudiou também ele as afirmações do “Zézé Santinho”!
Alto! Eu disse “anunciava que iriam votar contra....”!!!! Mas eles vão votar a ...favor?
Que raio se passa? Então nas contra-indicações médicas desta votação eu vi que era CONTRA e agora vão votar a favor????
Se votaram contra não só contra o Tio Américo mas em muitas outras e agora vão votar a favor desta?
A sério que votam? Mesmo tendo esta empresa o ónus de que foi graças ao seu aparecimento que os tais dos Holandeses (tesos) arranjaram a desculpa que queriam para se colocarem na alheta e deram o fora inviabilizando o negócio para o Europarque?
Ainda para mais, quando se fala (à boca pequena) que essa treta de fotovoltaicos não é nada de inovador! E para me chatear mais ainda, dizem-me que há sérias reservas quanto à concretização do negócio?! A sério que votam a favor? Pronto, lá continuemos....
Como dizia..... O ilustre Rei das Feras, dizia que este negócio deve-nos orgulhar e entusiasmar! (a sério?)
O PSD estando a isentar está a dar um sinal! (ahhh...era falta de sinais das outras vezes)
Disse mais... “O Grupo Musical Municipal...” ...gargalhada geral com esta espécie de gafe! Referiu que estava a pensar no Grupo Musical Estrela de Argoncilhe!... Desculpas aceites, continuou. “O Grupo Musical Municipal...” (pronto, ele nem parou, estava decidido...afinal era mesmo música que estava a acontecer nesta Assembleia.
Quem também subiu ao palco, ofendido com o Bloco foi o nosso “Little Leo”!...embora no mesmo instante disse algo sobre o presidente de Junta de Gião, que obrigou este a defender-se e dizer... (não lhe perdoo-o senhor “Putado”!)...enfim, anexos para fazerem de conta que até se chateiam....
Mas.... “Little Leo”, aproveitando a gafe musical do laranja, foi ao palco dar mais um pouco de música...e que música. Dá (e muito bem) as boas vindas ao PSD, pois finalmente estes chegaram, onde o PS já está faz muito!
Com a laranjada a abrir tanto o flanco, não se esperava outra kouza!

Nota final: Se esta Assembleia fosse um jogo Xuxinhas – Laranjinhas, os primeiros ganharam por muitos...tanto pelo trabalho feito como pela coerência. Os Laranjas apresentaram-se como a nossa Selecção Nacional no Brasil....pergunte-se quem é o Queirós dos Laranjas, que anda a “nanar...e muito”!
O putado do PP e a nossa Lucinha, sem grandes surpresas não desiludiram no que se esperava deles.....se bem que o Putado popular, há muito que é uma desilusão!
O “Putado do Bloco, esse extremista que apenas sabe fulanizar as kouzas...teve a particularidade de colocar os xuxas, populares e laranjas a “repudiarem” a sua intervenção. Quanto a mim, fazem bem em repudiar, se bem que se optassem antes por jogar damas ou dominó, também estariam muito bem!
Talvez não tinha sido uma intervenção “politicamente correcta”, mas depois de tudo o que temos assistido na nação, há espaço para kouzas “politicamente correctas”?!
Como alguém com responsabilidade sob a manta do anonimato me disse: “quem de facto disse a verdade toda foi o “gajo” do Bloco”!
Palavras que estou tentado a concordar com elas.

Boa semana

Sem comentários: