19 novembro, 2008

(in)útil!

Recentemente ouvi o nosso estimado “little Leo” sacar uma frase quase pré histórica, mas sempre actual no meio politico: “o voto útil”!
Segundo ele, apenas dois partidos podem vencer a Cambra, os xuxas ou os laranjas! Por isso, votar nos outros é assim como uma inutilidade!
Seguindo o seu ponto de vista, questiono se ele, e todos os xuxinhas que desde o 25 de Abril estiveram na oposição, na Cambra, seriam e ou serão uns inúteis?!
Na mesma linha, os Laranjinhas que tiveram os votos úteis são então os “Úteis”!
Mas, se mesmo assim a oposição (inútil) os acusam de ser inúteis, não serão então toda uma cambada de inúteis? Não será a democracia ela mesma uma inutilidade?!
Porque é que andamos com tretas do 25 de Abril? No tempo do Salazar, isso sim, eram votos úteis... pois os inúteis nem direito a voto tinham. O mesmo se passou com o falecido ditador do Iraque. Porque é que o mataram, se ele tinha tido perto dos 100% de votos? E isso deveu-se ao voto útil.
Como posso considerar um meu voto útil, se votar nos xuxas ou laranjas para a Assembleia Municipal e estou a eleger um Zé Nabiça qualquer que está em décimo lugar na lista e ainda por cima o “gajo” nunca falou, fala ou falará, enquanto se votar nos comunas, ou bloquistas, que até tem elegidos um(a) deputado....estarei a ser útil a usar um voto inútil?!
Será útil votar em inúteis que se sentem úteis apenas para se levantarem ou sentarem, conforme os líderes úteis desses inúteis o decidam?
Já para não falar em alguns que conseguem votar contra e a favor da mesma kouza...inútil!

Sem comentários: