31 dezembro, 2008

A última de 2008!

002 Mais uma Assembleia Municipal, mais uma noitada! Dizem-me que terminou por volta das duas da manhã! Hora tardia para mim, o ponteiro dos minutos apontava dez minutos...depois das duas quando vim embora!

Antes da ordem do dia, tivemos o privilégio de ouvir o Bitó das Nebes que desta vez não nos trouxe nenhum dos seus casos mais pitorescos! Falou a respeito de um suposto mamarracho que até “roubou” uns metros ao espaço público, mas que o nosso Peso-Pesado acha que não há mamarracho algum, e afinal o proprietário é que cedeu mais terreno do que era previsível...isto tudo em “Larosa”!

Já o nosso Tony Redes, entre outros assuntos, questionou o nosso “barbinhas” sobre o fim do subsídio para o Pai Natal Motard, que segundo ele, representava menos de um Euro por criança.

O nosso Presidente disse que a Cambra já dá uma verba aos Bombeiros, para que estes façam essa distribuição e essa não deve ser paga duas vezes!

Fiquei na dúvida se essa verba já era dada anteriormente aos Bombeiros ou se teve este ano o seu inicio. Pois se a dita já era entregue em anos anteriores, porque é que também davam aos Motards e agora suspenderam?!
Já a nossa estimada Lucinha Comuna, “abriu as hostes” com um “ a Cambra colou-se à CDU no caso do Vouguinha” e faz uma breve referência de que o Edifício de Fornos, que até venceu um prémio por casualidade nem uma rampa de acesso para deficientes tem...o que é obrigatório!

O nosso barbinhas disse e mantém, que o vouguinha não é assunto prioritário!

Ainda o nosso ilustre presidente, piadético, afirma que podem o ter na Cambra por muitos e muitos mais anos. Se estiver ausente 4 anos, pode voltar entrar por mais doze! Segundo ele, basta que dure tantos anos como a sua mãe! Eu espero que o nosso estimado “barbinhas” dure muitos e muitos anos.... não disse como presidente!

Foi estranho nesse instante ver algumas mãos a coçar na cabeça...apenas estranho!

Quanto à “nota” que deu de parar e voltar a entrar, é kouza de falatório em corredores secretos. E não se espantem se esta novidade se aplique no imediato. ( e eu é que sei)

Também ali se falou das obras na rua de Canedo, junto ao novo hipermercado, mas segundo explicações dadas, toda a obra que ali está, será toda “retirada” e uma outra ali “nascerá”!

Adiante....

O CDU apresentou uma “espécie” de moção, onde é proposto uma comissão e acompanhamento sobe os possíveis locais onde poderá ser instalado o aterro, que a Universidade de Aveiro irá propor (3 ou 4 locais), onde terá representantes dos locais pré-seleccionados, da Assembleia e da Cambra

Os laranjas apoiam, enquanto os Xuxas votam contra, porque segundo dizem, recentemente votou-se uma moção que diz claramente que “não aceitam qualquer tipo de aterro no Concelho.

A Lucinha afirma que existe essa moção, mas que todos sabem que o aterro será para se fazer. Há a escolha entre estar dentro do assunto e até do “poder decisório” ou então estar alheado da kouza.....que na opinião dela, é o que os xuxas querem e vão fazer ao votarem contra!

(entretanto o nosso estimado Popular Julinho, pede desculpa pelo breve atraso, mas são kouzas que os novos membros da família obrigam! Palpita-me que é mais uma novela indesculpável de desculpas!)

Mais uma vez, o BE recebe (sem querer) umas noções básicas de boas normas. Pois segundo os xuxas, laranjas e até o popular Julinho..... Estes são demasiadamente sectários e usam uma linguagem assim pró...agressiva!

Por isso (ou talvez não) a moção dos bloquistas sobre a criação de um gabinete anti-crise, será chumbado.... tendo inclusive o nosso líder Rei das feras laranjas, referido que a moção surge porque os Bloquistas andam distraídos e não leram o que a Cambra se propõe fazer no próximo ano!

(entretanto reparo que o nosso Little Leo está vestido de Laranja. talvez a lutar por ser revelação laranja do kouzas que vem!)

Este, vestido de laranja, com uma das suas habituais habilidades “quase mágicas”, vai ler uma carta que uma funcionária da DREN escreve à Cambra, onde a palavra “mentirosos” é a mais afável.

Confesso que Little Leo me desiludiu com esta espécie de defesa das políticas de educação desta espécie de governo! Bem sei que o menino é novo....andava eu já em blogues, a saber kouzas (escola Manhouce por exemplo) e ele não seria ainda nascido. Usando “moreiras” ou “octábios” da DREN como armas defensoras da kouza....é no mínimo demonstração de inabilidade politica. Não falo é claro de “honestidade politica” dessas duas personagens “Dreneiras”! Pois, essa resposta deu o nosso barbinhas quando referiu que “nenhum presidente de Cambra confia nessa senhora.... e não é mesmo de confiar!

Esteve bem o nosso “Popular Julinho” quando referia que a dita senhora inclusive terá tomado algumas atitudes pidescas!

Entretanto, pelo meio...inicio ou fim, há também uma espécie de Moção assim pró “contra esta avaliação dos professores”

Claro que não podia faltar a defesa do Grande mestre do Professorado da Bilha, Toy Redes, a mostrar que afinal a avaliação é assim como um enorme avanço para a humanidade escolar.

O nosso “Inginheiro” tem toda a legitimidade para ser a favor! Já não tem para se achar mais inteligente de que 120 mil professores que pensam o contrário!

O Grande líder parlamentar Xuxinha, Bitó Fontanário, de peito feito e orgulhosamente afirma que os Xuxinhas votarão contra! Está o meu estimado amigo a ficar demasiado previsível, digo eu!

Inexplicavelmente....mas já nem tanto, os laranjas colam-se aos xuxas e também votam não. A desculpa de ali não ser o local para estas kouzas, tem razão de ser. Mas quantas outras kouzas foram ali votadas só para se ver e nada decidir? Espero que não tenha sido assim uma espécie de decisão tomada em cima do joelho, como algumas recentes. Pela cara (e boca) de alguns laranjas, não entenderam este não!

Entretanto, na bancada xuxa, de quatro professores, três deles votaram a favor!

(uma breve nota sobre esta votação: Quem foi um senhor “avariador” xuxinha que disse textualmente que “Hoje na bancada socialista, apenas tivemos três socialistas que se portaram muito bem, os restantes .........” Uma pista: usem a táctica do Guterres ... façam as contas)

A seguir íamos entrar nos pontos marcados. Íamos, mas não tenho vontadinha nenhuma... e como vos disse, acabou tarde!

Vou-me reportar a pequenas notas avulsas:

Não gostei hoje do discurso do Bitó Fontario. Penso (desculpem se penso) que às vezes o meu estimado amigo deve compreender que nem sempre se consegue ser brilhante. Mesmo pensando que de facto o é! Foi longo e maçudo.

Com o devido respeito pelos restantes, apenas vou-me reportar à intervenção (brilhante) que de facto pode ser considerado como tal, a da nossa estimada Líder Comuna!

Contrariando os que a acusavam de ser quase “uma laranjinha” a nossa menina bateu forte e feio na nossa Cambra e neste orçamento.

Diz que em anos de eleições a nossa Cambra apostará forte no marketing publicitário para publicitar o que de melhor há para os feirenses. Lembra os 25 mil Euros gastos no boletim Municipal, onde grassam os feitos da laranjada ilustrados com fotos e mais fotos de actos que mais não são de que o cumprimento do seu mandato.

Lembra a respeito e com saudade os livros de Anita.

Pede um espaço cibernético para a Assembleia Municipal.

Lembra que as propostas apresentadas pela CDU para serem consideradas no orçamento, “Mereceram as nossas propostas, deste executivo, um estender de dedos, lembrando Carlos da Maia, de Eça de Queirós, que não cumprimentava com apertos de mão. E nesse estender de dedos o Executivo afirma, jocosamente, estarem acolhidas na “generalidade” as propostas da CDU.”

“Olhem que não meus senhores, olhem que não.” (Gostei deste pormenor)

A nossa “Comuna” elenca então uma série obras (Etares e kouzas que tal) anunciadas como sendo para o ano de 2008 e afinal de contas estão a meio ou serão feitas ...para 2009!

Critica a falta de uma palavra que seja para os desempregados do concelho, remetendo-se para um observatório social online cujos últimos dados do desemprego, por exemplo, se reportam a 2006…

Se em Outubro de 2007 estavam inscritos 5700 desempregados feirenses, em Outubro de 2008 o número ascende a 5899, 64% dos quais são mulheres. 93% procuram um novo emprego, 70,7% têm  baixas qualificações, entre o 1º e o 3º ciclo do ensino básico, 68% têm mais de 35 anos, novos demais para a reforma, velhos demais para trabalhar.”

Diz que a Cambra herdou em 1988 um parque escolar do tempo do fascismo e que só nos últimos anos fez alguns melhoramentos. Lembra também os famosos contentores, pomposamente denominados salas modulares, que segundo ela, “continuam a ser a solução encontrada por esta Câmara, que de provisórios passaram a permanentes – já lá vão 3 anos.”

Lamenta que apesar “das muitas páginas reservadas ao empreendedorismo, nada se diz ou se avança no apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Rohde, da Facol, do Edmundo, da Subercor, do Álvaro Coelho e tantas outras.”

Acusa ainda a Cambra de que continua a lavar as ruas com a água da Indáqua e continua a despejar as águas residuais nas caixas de saneamento da via pública!

Quanto à cultura, em que a Cambra muito gosta de usar a frase “a cultura deixou de se considerar como um luxo de uns poucos para proclamar-se como um direito de todos”. Porém, a nossa lucinha acha que o executivo, vê no Teatro de Rua “uma área de negócio com elevado potencial”, e procura avançar para a “comercialização dos espectáculos”.

É o que lhe transpareceu numa breve análise do orçamento do “Feira Biba” em que os eventos culturais são financiados em 1/3 pelos munícipes.

“E assim, a Câmara apresenta um orçamento, que a repetir as taxas de execução dos anteriores, que rondam os 55%, se trata de um orçamento XL virtual, como a festa.”

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Esta Câmara limitou-se a esperar pelo ano eleitoral, deixando o concelho na cauda do desenvolvimento social e ambiental.

Para os munícipes, 2009 já é tarde. São saudades de um futuro que vem com 30 anos de atraso.”

Por falar em tarde....está mesmo a ficar tarde!

Duas breves notas, que a se confirmar, dá alguns pontos ao nosso Barbinhas:

Pelas suas contas, a água/saneamento fica-nos mais barato em cerca de 4 euros em relação a empresas do estado.

Relembra mais uma vez aos que muito criticam a Feira e o seu saneamento (falta dele) que há milhares de lisboetas e despejarem ainda hoje os seus “bens supérfluos” para o Rio Tejo!

É mesmo tarde! Vou dormir.....

Sem comentários: