Na passada semana aconteceu, porque sempre acontece, mais uma Assembleia Municipal. Se bem que a nossa ilustre Lucinha Comuna concluísse que “acontece” só agora, porque a Cambra preferiu ficar nas fotos de uma qualquer futura edição do boletim. Segundo ela, a lei determina que a kouza já deveria ter acontecido no mês anterior!
Como sempre, dou-vos um breve resumo do que (não) foi importante!
A kouza arrancou com Moções!
As moções foram tantas que nem sei quais eram... estava ainda a apontar a segunda e já estavam na terceira, estava a apontar a terceira e iam na quarta....desisti! Embora como politólogo especializado em pasteis, apontei a “boca” da nossa Lucinha a respeito da moção do bloco que “quer proibir as empresas que têm lucro de despedir” que disse “E as empresas que dão prejuízo podem despedir?”...teve a sua piada...mas por momentos imaginei a nossa camarada do lado oposto ao seu...no PP!
Alguma piada também teve o momento em que a camarada pergunta ao senhor presidente da Assembleia se os partidos aceitavam algumas das alterações sugeridas por ela. ...o senhor presidente, pelos vistos não estava ali (na lua?) e perguntou: propôs alguma alteração, foi?”....claro...toda a gente ouviu!
Após a série infindável de moções, fomos ao que o pobo (o meu burro) gosta… o período antes da ordem do dia!
Quero, devo, tenho…. Seria uma injustiça se não destacasse a intervenção do nosso estimado Xuxa, Bitó Fontanário! Mesmo, sendo prejudicial para mim! E porquê? Porque assim que começou a sua intervenção, o suor da minha completa ignorância transbordou-se por tudo quanto era poros.
Com o pretexto de comemorar-se o dia da Mulher, o ilustre “putado” feirense, enumerou, citou uma resma de livros, que supostamente aludiam o mesmo tema: A mulher! Esse grande animal que cada dia que passa é menos doméstico…e ainda bem, digo eu!
A intervenção foi tão cultural, mas mesmo tão cultural, que mesmo eu, um pré formado em iliteracia, fiquei abananado. Se bem que alguns dos autores que enumerou, penso que já deveriam ser familiares dos originais, pois um ou outro nome não correspondia assim muito ao que pelo menos eu pensava…terá sido qualquer questão fonética… Perante tanto saber, mesmo que o não saiba e tanto louvor à Mulher fiquei ciente que já mais poderia ser “Putado”! Que vergonha eu passaria se fosse incumbido de elevar o nome da mulher tão alto, e aplicar toda a minha bibliografia condizente, se apenas teria um ou dois livros como referência dos meus desfolhamentos pervertidos de adolescente com excesso de Acne?! Filmes…já seriam mais!
Mas ao mesmo tempo, fazer como o nosso Bitó Fontanário era o concretizar de um sonho: “imaginem eu subir ao palco vestido de noiva e fazer assim uma espécie de Marcelo Rebelo de Sousa, a trotear títulos e mais títulos de livros que nunca ouvi falar! Pronto…era um Marcelo Transvestido!
E a kouza mexeu com a nossa Lucinha, que como seria sua vontade (entrar a matar), teve que agradecer tamanha “loucura femininista” demonstrada pelo nosso “putado”!
A nossa estimada Comuna, como já nos habituou, teve uma intervenção ao melhor nível (nisto ela é do melhor) e lá foi imitando o senhor ministro SS (Santos Silva) nessa nobre arte do “Malhar”!
Como referi, ela disse que a Assembleia era fora de época, não se respeitando a lei! Disse que os laranjas preferiram jogar, vencer e comunicar vitórias em matraquilhos ou invés de demonstrarem o seu apoio público aos trabalhadores, nas várias vigílias que se realizaram…. (se eu fosse assim pró convencido, diria que a Lucinha anda a ver o blog).
E prontos....terminou a (minha) ordem do dia com uma guerrinha de palavras, em que os laranjas desmontaram, ou tentaram, um comunicado xuxa de larosa, ainda a respeito do suposto mamarracho, onde Bitó das Neves tinha dito que foram “rapados” uns valentes metros à via publica, e o PSD negou peremptoriamente, mostrando uma série de fotos...que o publico quase....quase conseguiu ver! Para pena minha, o nosso Xuxa de larosa, não fez o que é costume, defender os mais desfavorecidos, as cancelas caídas e lâmpadas fundidas! Kouza a corrigir com certeza numa próxima.
O Dr.FF subiu ao palco para proferir algumas palavras! Será que tinha acabado o tinteiro do fax onde fazia questão de enviar a palavra Mozelos a Negrito? Isto vai ser bonito vai…. Vai partir a louça toda, pensei eu! E como nunca me engano, pensei mal!
Talvez ainda com alguns sintomas da sua recente “doença” da Politica de mão estendida, fartou-se de agradecer….agradecer…e agradecer a todos quanto tornaram possível essa grande obra pública de…. Um supermercado!
Mesmo assim, notei um olhar desconfiado dos nossos “avariadores” perante tanta bajulice. Ele deve querer alguma coisa, terão pensado…pelo menos foi o que consegui ler naqueles balões de Banda desenhada que aparecem por cima da cabeça deles!
Fez também referência a um outdoor de um partido que estaria a estragar a via pública, kouza que muito custou a ser feita.
Ele não disse qual o partido, por isso só pode ser um de dois casos:
Não sabe mesmo quem é.
É o Bloco de Esquerda, que o Dr.FF não consegue prenunciar devido a uma gastroenterite!
Mas...tem razão o nosso presidente da junta. O cartaz de facto está a “estragar” o que dá muito trabalho....ainda para mais quando o trabalho é andar de mão estendida.... e o Tio Américo que passa ali em frente tantas vezes, tem, de levar com o cartaz de frente, sem escapatória!
Note-se que eu pessoalmente acho que aquilo é um caso de poluição visual! Mas é aquele e são todos os que andam pelo concelho, quer de partidos quer de publicidade paga.
Será que o outdoor de facto está é a estorvar os laranjas de poderem tirar uma foto bonita para colocarem na próxima bíblia eleitoral de Mozelos, para demonstrar que a Junta (não) Fez obra?
Não me vou alongar mais sobre a Assembleia, porque esta foi morninha....
Fiquei espantado com a falta de assunto que os xuxas tiveram para estarem na sorna! Logo no mesmo dia que por uma enorme coincidência foi noticia num jornal nacional um prédio da bilha, vencedor de prémios que está com graves problemas? Isso não poderia ser um assunto importante para os xuxinhas arregaçar as mangas e ...”malhar”?! Será que foi porque o nosso Alcaide não esteve ali para os controlar?.
Vá lá meninos...mais acção e trabalho, senão... ganhar as eleições fica mesmo impossível!
Reparem que disse “enorme coincidência”, porque foi mesmo uma enorme coincidência...ainda para mais quando mais ou menos uma semana e meia antes me diziam que ia sair essa noticia....esperava-se era que não fosse tão trabalhosa e demorada!
Sem comentários:
Enviar um comentário