22 março, 2009

AVISO À NAVEGAÇÃO- PERIGO

canedo

Pode não ser de morte, já aconteceram, mas saem quase todos é bastante combalidos. As viaturas, essas, quase todas a caminho da sucata. O local fica na estrada que funciona como porta de entrada no nosso concelho, para quem venha quer de VNGAIA ou de GONDOMAR pela EN222-Variante da barragem. É já a chegar ao lugar de Várzea (Canedo) e como é a descer, bem preciso é que todos os Santos nos ajudem…a não bater.

Todas as terras têm na sua rede rodoviária a sua “curva da morte”. É o seu ex-líbris em termos de sinistralidade. As coordenadas do de Canedo: 41 graus 02’ 43”N 8 graus 29’ 03” W se o meu GPS não me engana.

Passo lá todos os dias pelo menos duas vezes. Nem um susto apanhei. Aparentemente a curva nada tem de anormal. À vista desarmada e pela sua configuração, só um doido a faz a correr mas também não é preciso reduzir excessivamente. Mas a verdade é que, olhando para os rails que a ladeiam constatámos que há qualquer coisa de anormal. Na sua extensão quase não têm um metro intacto. “Eu até vinha devagar” e “Parece mistério”, são os desabafos que mais se ouvem aos acidentados que…ficam em modo ou vontade de falar. São poucos.

Atento está o CE da EB2 de Canedo. A todos os professores que o contactam no principio do ano lectivo, nunca se esquecem de os avisar do perigo que vão encontrar a caminho da sua nova escola. “Era uma razia, na abertura das aulas”, disse-nos uma funcionária.

O que a Câmara fez até agora, foi pouco. Cautela e caldos de galinha. Sinalizou bem o local e colocou ralis de protecção em ambas as bermas que são assim que a modos de uma almofada para suavizar o embate. Duros como são….lá se vai a suavidade.

Paliativos não chegam. O mal continua lá e à superfície. Está no piso que, “parece casca de banana”, no dizer de quase todos os acidentados.

(By Xeirinhas)

Sem comentários: