Conforme o Kouzas e Louzas já avançou em primeira-mão e pé, foi exclusivo, vai mesmo avançar a petição para que Esmoriz deixe de pertencer ao concelho de Ovar.
Existe um grupo de pessoas a tratar de todo o processo, tendo como principais mentores três elementos, sendo que um deles é o enfermeiro Pedro Silva.
Naquilo a que se pode chamar um trabalho jornalístico, os outros não o fazem, vestimos a gabardine, óculos à dealler e fomos até à Barrinha. Conseguimos descobrir o que é possível saber sobre este caso que vai fazer desaparecer mais uns km's de costa no concelho de Ovar. Paciência a pedra até vai da Feira, por isso fica em casa.
Será no dia 21 de Março que será lançada a primeira pedra, perdão a petição. Perguntam porquê este dia? Porque é o dia da Primavera, sinal de esperança, alegria, é no fundo aquilo que os esmorizenses esperam do futuro. Trata-se de uma consulta popular com o título "Petição Povo Movimento Esmoriz Livre", visa alcançar 5.500 assinaturas de eleitores esmorizenses, para que o caso seja levado à Assembleia da República. O Kouzas e Louzas teve acesso à documentação existente, mas apenas vai dar a conhecer o essencial, pois algumas surpresas surgirão no dia 21 de Março. Entre outros dados no texto podemos ler e passo a citar: "(...) ao atingir 5.500 assinaturas válidas na petição este documento será enviado ao Governo e Assembleia da República para ser debatido com vontade do povo e estas autoridades, não com órgãos de soberania locais. Assim sendo, passará provavelmente por um referendo em Esmoriz no caso de mudança de concelho, e aí sim o povo é quem mais ordena e terá de ser a Assembleia da República a decidir (...)".
A Petição será distribuída por diversos locais até ao dia 31 de Dezembro do corrente ano, sendo que está aberta a todos os eleitores de Esmoriz. Na declaração existe a possibilidade de escolha democraticamente de todas as opções possíveis, mas serão necessárias 5.500 assinaturas favoráveis à saída de Ovar.
O Kouzas e Louzas em mais uma investida jornalística, tentou sentir a opinião do povo esmorizense e de facto parece que não vão muito à bola com Ovar. Resta aguardar pelas cenas dos próximos capítulos, pois este caso promete e o KL está em cima do acontecimento. Fica a promessa, dia 21 às zero horas colocaremos a declaração online no blogue.
Estou a ver o Midinho a pensar já em fazer um passadiço à volta da Barrinha, mandar lá colocar barcos. O Filho a fazer contas aos euritos que podem aumentar nos cofres da Cambra. O Sempre Ausente a ver mais campos de golfe junto à Barrinha e o amaDEUZinho ver crescer o seu parque escolar. Quanto ao Barbinhas, nada que já não se esperasse, quando comprou a casa de praia em Esmoriz pensou logo, isto um dia ainda vai voltar a ser nosso. Se tal vier a acontecer será um recuar na história, pois Esmoriz já pertenceu à Feira.
05 março, 2009
"Esmoriz e a petição"!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário