17 março, 2009

Matreiro e o Xico da Louça!

louça

No sábado fui ver a “crise dos serviços públicos”, com o nosso estimado “avariador Matreiro” e esse grande líder espiritual de esquerda, dos coelhos a “mocarem” numa “coba” e das notas que não tem sexo, “Xico da Louça”!

Devo referir que antes de entrar, estive a fazer um aquecimento de pelo menos meia hora! Apenas fiz isso, porque ali se encontrava um senhor Juiz que disse recentemente em defesa de Pinto da Costa que “2500 euros é apenas para um aquecimento”..o senhor Juiz “Morte na Àgua”! Talvez não tivesse reparado em mim, ou fiz o aquecimento mal, o facto é que nada me deram!

Estava casa cheia…mas não sejamos exagerados e dizer que eram imensaaaaasss pessoas, porque a junta não é propriamente um Coliseu! Mas estava cheio, tendo de ficar de pé muito boa gente, inclusive, …eu!

Também vi algumas pessoas mais ou menos conhecidas da política, mas não vou dizer quem são, para que não haja nenhuma caça às bruxas… pelos menos por parte do nosso Alcaide Azeiteiro!

Gostei de ouvir os nossos dois “camaradas” oradores, que alternavam entre o discurso sentado do Xico e o de pé do nosso “Matreiro”! A posse institucional fica sempre bem ao nosso “Matreiro”!

O nosso “Matreiro” iniciou-se com uma espécie de “justificação” pela sua presença. Disse, que estava ali porque lhe apetecia (isso é bom) e que não tinha de agradar…porque não anda à procura de cargos! Disse ainda que o nosso sistema de Saúde está de tanga!

Já o nosso Xico, confessou a sua admiração pelo nosso estimado Matreiro, dizendo que quando entrou pela primeira vez para a Assembleia da República, o nosso Matreiro ajudou-o bastante, principalmente no trato de dossiers da Saúde! Falou do meu tio Américo Morim, e disse que o célebre cartaz do bloco que proíbe de despedir quem tem lucros, foi inspirado no Tio! Grande inspiração!

Disse, e com muita razão, que a nossa justiça é “porcaria” (pormenor meu) e comparou o caso do norte-americano Madoff ao caso do BPN! Segundo o nosso Xico, em pouco mais de dois meses o americano pode ser condenado a 150 anos de prisão, enquanto o caso do BPN já vai para um ano…e népias….salienta ainda que comparativamente à nossa realidade, o BPN é muito mais grave!

Gostei e concordei com ele, quando refere que é inadmissível que uma empresa pública tenha como objectivo ter lucros.

Na minha opinião, uma empresa pública se dá prejuízo e todos pagamos, quando tem lucro, pelo menos não deve aumentar pelos serviços prestados.

Contrariamente ao que esperava, o debate foi assim pró nível nacional, embora esses temas também tenham a ver com a nossa localidade, até porque somos do mesmo pais…acho!

Também acho que o nosso Matreiro ficou-se muito pela saúde!

Para terminar, uma critica ao Bloco de Esquerda e à sua concelhia, que não tiveram um croquete, uns rissóis e ou umas cervejas para presentear os convivas! Não falo por mim, porque….já o disse lá!

Foi uma boa troca de ideias, e contrariamente ao que eu pensava desses poderes maléficos de esquerda quase extremista, não funciona ali a “Vós única de um só líder”!

Alguém me perguntou, sabendo que sou um politólogo com vasta experiencia (em pastéis), “como observador deste encontro e do congresso dos Xuxinhas em Espinho, em qual dos locais achas que houve mais debate e trocas de ideias?!

Respondi-lhe que “tudo não passava de uma questão de luz! Em Espinho cortaram-na!”

Sem comentários: