18 março, 2009

O poder dos Pais!

“Papá Albino”….Quer integrar a “conkafap” no Conselho Concertação Social.

Vamos lá voltar à “conkafap” e a sua reunião magna que se realizou em Mira! Espaço luxuoso e que pelo que se consta, é grátis….

Há que chamar à atenção dos senhores papás que ser formado em Direito não é o suficiente para presidir a uma Assembleia….principalmente quando não se conhece ou faz de conta que não conhece os estatutos. Assim por exemplo evitava-se que à uma da tarde ainda estivesse o ponto 1 da ordem de trabalhos (ratificação da admissão de novos associados) em cima da mesa!

Como já referi, o “Papá Albino”, pai de todos, menos dos que são realmente pais, pensava que ali mais não seria que uma espécie de beija-mão ao que, na minha opinião, (de mal) tem contribuído para a Educação.

Na altura não referi, por falta de tempo, mas estive ali para os lados de “larosa” na apresentação do PACE pela FapFEIRA, onde o Papá Albino, deu uma saltada do congresso Xuxa de Espinho até lá, e dizendo o que disse, apenas veio confirmar o que eu pensava. Para ele, mesmo que seja numa escola com mil alunos e se a Mosca ou o Rato votar nele, passa a ser legalmente o Papá dos Pais. Por isso digo, que ele sobrepõe a legalidade à moralidade! E faz mal. Pois não é com kouzas como estas que credibiliza as Associações de pais! Bem pelo contrário, levanta sérias dúvidas sobre quem representam.

Em Mira, esse mesmo problema estava presente! Estavam apenas 61 dos 1800 sócios!! Grande representatividade. Será que continuará a merecer “donativos” chorudos do governo? De lembrar que é única organização que recebe verbas directamente do gabinete da ministra….150.000 euros anuais!

Voltando às peripécias que são muitas: Por exemplo iniciou-se a votação em urna, quando os elementos a eleger, nem sequer tinham sido apresentados. Será que este tipo de funcionalidade foi inspirado em algumas reformas educacionais, nos países sul-americanos de terceiro Mundo? Perguntar não ofende!

Algo que também é curioso e ficarmos a saber (porque alguém o disse) que “houve pressa em aplicar a alteração dos estatutos, e que supostamente a parte escrita não era exactamente igual ao que realmente ficou aprovado. Talvez por isso, digo eu, a “conkafap” recebeu notificação do Ministério Público a respeito de uma qualquer ilegalidade num artigo e deu um prazo para proceder à correcção porque que se não o fizer implica nulidade dos mesmos.

A respeito do nosso estimado ex líder da FapFeira, “Zezinho Pé de Barro(s)”, queria apenas entender como pode apelar à transparência das AP's, quando pelo que se sabe, nada fez para que a kouza ficasse transparente aqui no Burgo! Quando surge com representante da “APIE V Feira”, sendo inclusive candidato já de pleno direito, quando a dita kouza nem ratificada estava. Pergunto, pois penso que ainda não o fiz: Será que este tipo de funcionalidade foi inspirado em algumas reformas educacionais, nos países sul-americanos de terceiro Mundo? Perguntar não ofende!

Depois também não deixou de ser estranho e que fez confusão a muita boa gente o facto do representante da Secundária de Fiães, que procurou usar da palavra mas alegaram que não podia participar na AG porque não estava credenciada. O nosso “Zezinho Pé de Barro(s)” alegou que a AP EB2, 3 + Secundária não podia estar na AG e que não poderia votar. Mas que kouza….. nos anos anteriores, (quando era o nosso estimado) já podia? Mas não posso deixar de demonstrar a minha solidariedade pelo “tirar do tapete” que o Papá lhe fez…. Amigos como estes! Ou seria uma jogada estratégica face às evidências e à impossibilidade de “contornar a kouza”?

De novo o Papá Albino! Contas! Pois, mais uma vez algum representante dos pais….e às tantas dos que representam “mesmo a sério”, questionou e bem, as ditas contas. Pelo que se entende (nada se entende) as contas nem devem ter sido vistas antes do “grande dia”! Lá foi ele dizendo em tom ameaçador que ou a empresa começa a fazer a contabilidade em condições...ou muda de empresa! Esteve bem, boa finta de pé esquerdo!

Como não podia deixar de acontecer, pois agora parece moda em gente próxima do nosso primeiro-ministro, lá falou dos blogues e da espécie de campanha negra! (palavras minhas)

Mal o questionaram sobre as remunerações dos órgãos da “conkafap”, começou a tirar para "blogs" essa calúnia, que somente são reembolsados pelas despesas suportadas….

Mas acreditem ou não, este homem, “Papá Albino” quer algo que para mim, é uma completa aberração….mas nos tempos que correm, é bem possível: Quer integrar a “conkafap” no Conselho Concertação Social. Será possível? Será que eu já vos tinha dito que Será que este tipo de funcionalidade foi inspirado em algumas reformas educacionais, nos países sul-americanos de terceiro Mundo? Perguntar não ofende!

Bem, verdade verdadinha, é que o “Papá Albino” não estava nada habituado a oposições internas, talvez inspirado em países de partido Único ou em partidos onde supostamente não existe liberdade, como diz João Cravinho!

Embora, acredite que como Presidente do Principal “Braço Armado” desta Ministra de Educação, ele deve estar bem treinado….e os treinos são intensivos!

Mas quer queiramos quer não, ele vai continuar a insultar professores, a querer criar depósitos de crianças em escolas por 12 horas e mais grave….. se continuarmos calados, este Papá que nem dentro da sua “conkafap”, consegue a “representatividade” vai continuar a falar em nome de todos os pais portugueses, que nem imaginam que “cromo” existe …..desde que isso interesse à Ministra! (não esquecer: apareceram apenas 61 dos 1800 Sócios) agora imaginem os que não são sócios!

Nota final: o Papá de todos aqueles que não são pais, não ficou bem na “foto” ao haver estatutos com duas versões: uma discutida e supostamente outra publicada diferentemente! Não ficou bem na foto, ao admitir uma Associação que ninguém sabe quem são os seus órgãos sociais e que (penso) fere os estatutos da “conkafap”.

Mas…também teve algo de positivo: Disse que quem prestou serviços relevantes e não estando nos órgãos sociais da “conkafap”, são uma mais-valia para dar o seu contributo como gestores de projectos e como formadores para pais …traduzindo: A Caça ao Tacho está aberta!

Sem comentários: