10 maio, 2009

A Democracia da Loja dos Chineses

Está na moda as lojas dos chineses e politicamente começamos a ouvir falar de democracia barata, mais  image0011parece daquelas lojas que trabalham aos fins-de-semana, vendem tudo a preços da crise.

Hoje, em www.rtp.pt está escrito “Nos estados democráticos, não se ataca a polícia - diz PM”, muito bem senhor primeiro. O exemplo vem de cima, a mostrar como se deve agir em democracia.

Lá diz o ditado que “quem tem telhados de vidro não atira pedras”. Não é que o mesmo senhor tem actos que a democracia soa pouco, agora vejamos:

“Nos estados democráticos, não se manda a polícia aos sindicatos antes de manifestações”

“Nos estados democráticos, não se fazem politica barata a dizer aos professores que se fizerem greve ou não fizerem o que o Governo quer, são penalizados”

“Num estado democrático, não se aconselham as forças da ordem a autuar de qualquer maneira, só para terem uma boa classificação”

Que fique claro, acho que a polícia está a agir bem, mas o PM falar assim, mais parece um daqueles vendedores imobiliários a tentar vender um t1 por um t2, o segundo quarto é na varanda.

Está na nossa Constituição no Artº 3º, 3 “O Estado subordina-se à Constituição e funda-se na legalidade democrática”, lindo! Mas começo a ficar na dúvida se é cumprido. No Artº 2º “A República Portuguesa é um estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, …”, não será bem isto que o PM fala. Critica todos os jornais só porque falam dele como não quer. Já que se fala de democracia e de direitos, consagra a nossa Constituição no Artº 13º 1, “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”, não foi isso que aconteceu. Um director de serviços do Ministério da Educação recebeu ajudas de custo porque tinha que ir de Aveiro a Lisboa e os professores não são portugueses, andam de terra em terra sem ajudas de custo.

Questiono-me, será este o Socialismo Democrático ou o outro, o Nacional-socialismo que o Mussolini entre outros defendeu? Dizem que é o primeiro, mas lá que tem umas pitadas do segundo tem.

PS: A partir de agora dado que o KL me permitiu vou colocar aqui alguns posts. Estejam descansados, citando o grande filósofo Shrek, “só digo o que mapetece”, tanto falo mal ou bem do PSD como do BE, tanto falo de Canedo como de Souto. É verdade vou prá festa carago O PORTO É CÃOPEÃO, BIBO PORTO CARAGO.

Sem comentários: