11 maio, 2009

(P)…. de pinheiros e de pavilhões!

DSC00123

Ainda a semana passada o nosso estimado “Marito Malapeiro” vinha a terreiro no nosso pasquim de referência (TF) a lamentar-se que a Cambra não lhe dava obra!

Por instantes pensei que se estava a queixar (mais um) que as obras vão todas parar aos “aparicios” e para ele…népias!

Mas não….estava mesmo a falar como presidente da Junta da nossa muy respeitada terra Malapeira. Apetecia-me perguntar ao nosso “Marito” “por onde tem andado nestes últimos anos?” é que parecendo que não… exceptuando na altura da campanha e as suas faraónicas promessas e depois mais tarde quando ele bateu no empregado da junta (bateu, como quem diz, foi contra ele e magoou-se) nunca mais ouvi falar do senhor Presidente!

Fonte mais ou menos mal informada tinha há já alguns meses me assegurado que o nosso “Marito” é assim do género de ir à Cambra perguntar “então tem alguma obrinha para se fazer?”

Parece que o facto se deve à sua extrema boa educação … “não quero atrapalhar”! Dizem que não há obra ou projecto que apresente por sua própria iniciativa. Inclusive o que se fez em terras Malapeiras, foi sugestão da Cambra…ao que ele muito agradeceu!

Parece que também não gostou que Mozelos devolvesse o terreno do pavilhão à Cambra para que esta concorresse a um fundo qualquer. Então não deveria ser o pavilhão dos malapeiros? Podia…eu acho, mas era bom saber se o projecto estava em pé de igualdade com o de Mozelos! O de Mozelos que esteve em página de governo pendurado eternamente à espera da decisão favorável, até que o governo terminasse com o programa, já tinha todos os projectos da especialidade feitos e aprovados. O pavilhão dos Malapeiros estaria também assim prontinho a “ir ao forno”? …(disse um dia Cunhal para Soares: “Olhe que não…olhe que não”!)

Mas tem toda a razão quando refere que o pavilhão tem que vir para terras Malapeiras e não para Mozelos, porque “temos mais gente”!

Se algum dia se fizer um campo de futebol, pode vir dizer o mesmo, porque existindo na sua terra dois campos de futebol, tem de vir um terceiro…porque “temos mais gente”!

Se Mozelos algum dia sonhar com uma piscina, lá terá o nosso “Marito” mais uma vez razão, porque embora na sua terra haja um tanque a que chamam piscina, tem de ter outra porque “temos mais gente”!

Força “Marito”….. se por acaso conseguir mais uns milhões para um pavilhão e se entretanto Mozelos ainda não tiver o seu, enterre-o em mais uma bancada para o futebol ou kouza do género, porque depois…quando Mozelos tentar novamente ter um pavilhão, pode mais uma vez gritar ao vento que “ tem de ser para aqui, porque temos mais gente”!

Entretanto….e devido à sua entrevista, a Cambra lá lhe arranjou algo para fazer, pois assim vai-se distraindo. Entregou-lhe uma motosserra, a assim “Marito” consegue mais uma grande obra para a sua freguesia. Pelos vistos ela estava doente! Descansem, a coitada da árvore não esteve recentemente no México!

Eu não sei se há mais pinheiros mansos em Mozelos do que em nas terras dos Malápios mas se por acaso, o número for superior em Mozelos, o caldo pode entornar! Já estou a imaginar o Dr. FF a dar uma grande entrevista num dos nossos pasquins a resmungar que “ é inadmissível cortarem um pinheiro manso nos Malapeiros e não em Mozelos…é que temos muitos mais que eles!

Sem comentários: