18 dezembro, 2009

Canedo - 28 anos na Assembleia de Freguesia !

image
Estar ininterruptamente 28 anos como membro da assembleia de freguesia é obra e na maioria  esmagadora desse tempo, como presidente da mesma, ainda mais.

Joaquim Ferreira da Mota, é dele que falamos, tem a seu crédito estes números e na sua terra: Canedo.
A nível nacional não sei, mas a nível concelhio, julgo que se não é recorde, anda por lá perto.image
Não sou, nem por sombras, adepto destas longevidades autárquicas. Penso até que a lei da limitação dos  mandatos, devia ir mais longe, não se limitando aos presidentes dos executivos. Quando acontecem, nem por isso devem deixar de ser relevadas. Joaquim Mota, merece-o.
É assim que hoje à noite num conhecido restaurante, vai ser homenageado por todos os seus ex-pares da assembleia e por proposta do principal partido da oposição que a apresentou na última reunião da assembleia de freguesia. Foi a melhor prenda que lhe podiam oferecer e diz muito sobre o homem.
Foi, e ainda é um homem devotado à causa pública. Profissionalmente era funcionário público. Depois, além de autarca, foi presidente do Canedo FC e presentemente ainda é o presidente da assembleia-geral do JARDIM- Instituição de Solidariedade Social de Canedo.
Terminou o seu percurso autárquico de 28 anos da melhor maneira: saiu pelo seu pé.

8 comentários:

Anónimo disse...

já devia ter arrumado as chuteiras hà mais tempo. Mas andam por aí outros que não largam o poleiro nem por nada.

Anónimo disse...

Aquela assembleia foi sempre uma cambada de laparôtos, uns mais outros menos a prova era pôr lá o Abelix no seu lugar. Ainda bem que se enganaram

Anónimo disse...

Então xeirinhas não foste ao jintar?? Era a tua ementa preferida: À borlix, pagou o ex que um dia do Santo NUNCA irá ser Presidente da Assembleia: Abélix.
Se não sabes ficas a saber, eu estou a estucar a junta, e ouvi uma transmissão via qualquer coisa o Curtinho a dizer: " Ò Abelix, vais limpar as valetas da tua Rua mas este ano e o proximo não recebes nada em troca!! A não ser 3 cabazes, temos que pagar o jintar ao Sr. Mota Zundap".

canedense disse...

Foi um homem que sempre se deu à causa pública. Mal ou bem não se limitou como alguns a debitar bitaites, deu o corpo ao manifesto. Paleio é o que mais há nesta terra.

OBSERVADOR disse...

A merecida homenagem que está por fazer em Canedo é devida a esse grande benemérito já falecido Prof. Sousa Alves e tú Xeirinhas de quem eras amigo tens também culpas no cartório, estás em todas e nada fizeste.

XEIRINHAS disse...

Bem observado, dói, mas tem toda a razão, assumo as culpas, mas só as minhas. É uma enorme injustiça nunca se ter homenageado tão grande figura, a maior de Canedo. Se hoje, algumas dezenas de familias têm casa, devem-no a ele, que lhes ofereceu terreno. Era a faceta de benemérito. Era também um homem de cultura, adorava conversar e, para mim conversar com ele, era como hoje, pesquisar na internet. Era um homem de muito saber. Tem uma rua em Mosteirô com o seu nome. Tive alguma culpa. Realmento só isto é muito pouco para a grandeza daquele homem.

Anónimo disse...

Não sou de Canedo mas tenho algumas ligações profissionais e afectivas,penso tratar-se do Professor de Carvoeiro.Não há duvidas que foi um grande homem de Canedo e merece ser reconhecido como tal.

Anónimo disse...

Efectivamente era semore o mesmo,mas as coisas estão bem ha vista. saiu e logo se viu o que aconteceu. No entanto era sempre o mesmo mas deu muito do seu corpo à causa pública e defacto chega-se à conclusão que estar se lado dá mais rsultado, porque ninguem agradece o sacrificio, mas sou canedense