19 dezembro, 2009

Vai uma voltinha de trenó?


Não estamos na Lapónia, é verdade, mas conseguimos que o veículo do mais famoso Senhor das Barbas  Brancas fosse cedido, por alguns dias, ao MACUR, IPSS da vila de Rio Meão, concelho de Santa Maria da Feira.

A tradição da visita dos Pais Natal do MACUR conta com quase duas décadas de existência. Anualmente, por meados do mês de Dezembro, 12 Pais Natal percorrem todas as noites (entre as 20h e as 22h) as ruas da vila, levando as Boas Festas às famílias, e uma pequena lembrança aos mais pequenos que, com um brilho nos olhos, fazem esquecer o frio da noite.
Os Passos do Pai Natal do Macur já se fizeram das mais variadas formas: a pé, de bicicleta, de Smart, e agora, em 2009, de Trenó (construído por associados e direcção do MACUR).

A lotação está quase esgotada, até porque durante o ano, os nossos Pais Natal não tiveram muito tempo para o exercício físico, mas temos um lugar à sua espera. Depois da apresentação pública, no feriado de 8 de Dezembro, o nosso trenó está já no asfalto desde ontem, 18 de Dezembro.
Até ao dia 22, as noites na vila de Rio Meão terão uma nova magia. Música, boa disposição, muita alegria e espírito de NATAL. Venha ver com os seus próprios olhos. Não se vai arrepender.
Passos do Pai Natal MACUR
A tradição remonta a 1993. Uma ideia que partiu do, agora, ex-presidente da Junta de Freguesia de Rio Meão, Ângelo Castro.
Ligado ao MACUR, Ângelo Castro e outros elementos, deram início a uma tradição que se mantém ininterrupta há 16 anos. Tal como da primeira vez, anualmente são percorridas todas as ruas da vila, sem excepção.
Há no grupo de 2009, Pais Natal que se mantém desde o início desta actividade.
Um percurso sempre animado pelos 12 Pais Natal. Iluminado pelas gambiarras e  “sonorizado” pelas campainhas e melodias tradicionais de NATAL.
Este ano, com a presença também de um trenó com quase 4 metros de comprimento e 2.50 de largura.
Com o lema “Com os teus passos levas o espírito de Natal à freguesia de Rio Meão”, os 12 Pais Natal começaram a palmilhar estrada na noite de ontem, sexta-feira. Os Passos do Pai Natal continuam até dia 22 de Dezembro.
Porque 12 Pais Natal?
Um Pai Natal por cada mês do ano, dada a impossibilidade de ter um por cada dia do ano.
O Macur (movimento assistência, cultura, urbanismo e recreio) actua, essencialmente, na área da assistência. Diariamente, lida com 120 crianças que frequentam o equipamento infantário, e 30 idosos no Centro de Dia. Presta, ainda, apoio ao domicílio a outros 65 utentes.
(por e-mail)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Uma vez Rio Meão está em alta.

As ruas aquecem todas as noites com a passagem do trenó o qual este ano tem algumas novidades.

Para além das suas dimensões, este ano a população é presenteada com chocolate quente, hummmm hummm que delicia.

MACUR sempre a inovar.