15 janeiro, 2010

CDU - Mosteiró

clip_image002A CDU deseja a todos os MOSTEIROENSES um Bom Ano 2010!
Dada a actual situação de completo impasse em que a Freguesia de Mosteiró se encontra, a CDU, como força responsável e atenta, não pode deixar de tomar posição e alertar a população para as consequências do mesmo.

Devido à presente “guerra de lugares” e disputa pessoal ainda mal explicada, provocada pelos partidos com eleitos nas últimas eleições autárquicas, a freguesia está praticamente paralisada o que, além dos prejuízos inerentes, revela uma flagrante falta de respeito pela democracia, pela legislação em vigor e, acima de tudo pela vontade expressa em urna pelos cidadãos eleitores.
Este panorama é de todo lamentável quando se sabe que a freguesia é das mais pequenas Concelho da Feira, quer a nível territorial quer demográfico. Mosteiró é uma freguesia onde existe claramente uma falta gritante de infra-estruturas básicas, que vai desde a rede escolar (a funcionar ainda em contentores), ao apoio social, passando pela decrépita e perigosa rede viária e a ausência quase total de transportes públicos, para já não falar na semidesértica Zona Industrial.
No que se refere ao SANEAMENTO, o sistema da “Ribeira da Lage e do Caster” infelizmente, para todos os Mosteiroenses está com um acentuado atraso, não se vislumbrando nos tempos mais próximos o inicio de qualquer frente de obra. Enquanto essas tão ansiadas infra-estruturas não chegam, a poluição e os atropelos ao ambiente vão acontecendo sistematicamente não se conhecendo até à data uma acção que seja por parte da junta para pressionar o seu início.
ÁREAS DE LAZER: Mosteiró é uma freguesia que teve um crescimento urbanístico de alguma relevância na última década e meia, mas não foi atendida minimamente a necessidade de criação de áreas de lazer para as populações que se cativaram e que cá se fixaram. Toda a zona da “Ribeira da Lage”no percurso que atravessa a freguesia poderia e deveria ser aproveitada para este fim mas, infelizmente está votada ao abandono. Por seu lado os equipamentos desportivos de que a freguesia dispõe denotam um elevado nível de degradação ou abandono sendo a personificação clara da falta de apoio que a anterior junta deu ao desporto e ao associativismo.
ACESSIBILIDADES e TRANSPORTES: Os tugúrios a que alguns chamam paragens de autocarros estão em muito mau estado, obrigando as crianças a aguardar por vezes o autocarro abrigadas com guarda-chuvas na própria estrada, não tendo outra solução devido à ausência de passeios. As ligações e frequência dos transportes públicos em geral são fracas, resumindo-se em muitos casos ao transporte escolar de crianças, não se conhecendo qualquer iniciativa quer da Junta ou da Câmara para alterar este panorama.
Existe um transporte efectuado pela Junta para as crianças que frequentam o ensino em S. João da Madeira que, por vezes, o faz com sobrelotação, com sérios riscos de segurança, para além de ser ilegal e de não cumprir o que preconiza a lei no que se refere ao transporte de jovens em idade escolar.
LIMPEZA NA FREGUESIA: A nossa freguesia é das trinta e uma freguesias do concelho da Feira, das que menos meios humanos e equipamentos dispõe. Numa freguesia pequena como Mosteiró seria de esperar que fosse fácil de organizar um sistema de limpeza e manutenção das vias e espaços públicos mas, de modo geral tal não se verifica sendo que a limpeza é insuficiente, o que além de denotar uma gritante falta de asseio acarreta outros problemas, como seja o aumento dos riscos de acidentes nos cruzamentos, devido á falta de visibilidade que a falta de limpeza provoca.
Renovando os votos de um Bom Ano de 2010 para todos os Mosteiroenses, a CDU reafirma a intenção de intervir, sobre todas as formas, para contribuir para a resolução do actual impasse em que os órgãos autárquicos da freguesia se encontram e para melhorar decididamente as condições e qualidade de vida da população.
Mosteiró, 15 de Janeiro de 2010 CDU / Mosteiró

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Não sabia que agora na CDU já se modificava os nomes das freguesias. Estão a referir-se a aquele pedaço de terra que faz fronteira com Fornos, Arrifana e São Miguel de Souto? Então será Mosteirô?

Anónimo disse...

Aqui está a CDU a preparar terreno...