15 janeiro, 2010

CDU – Nogueira da Regedoura

clip_image002Realizou-se em 14-12-2009 na sede da autarquia nogueirense a 4.ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia que, entre os vários pontos em agenda, os mais relevantes eram o Orçamento e o Plano de Actividades para 2010, assim como assuntos de interesse para a freguesia.

Curiosamente, sobre esta temática, foi expressa e publicamente assumido pelo líder do executivo “rigor orçamental”, sendo necessário assim ter-se que “apertar o cinto”, considerando que se vivem “tempos difíceis”.
Perante este cenário de “crise”, objectivamente denunciamos os gastos supérfluos, aquando das comemorações do 10.º aniversário da elevação a vila, números esses citados pela imprensa na ordem dos 50 mil euros. Do nosso ponto de vista, uma verba excessivamente empolada no âmbito das dificuldades e carências com que se debate a população em Nogueira da Regedoura e à posteriori vêem dizer se tem que “apertar o cinto”!
Perante os factos, o cenário de incumprimento das promessas eleitorais de há 8 anos a esta parte, que alternativas credíveis e propostas concretas têm os partidos com assento no órgão deliberativo para suprimir carências tais como: habitação social para jovens a custos controlados, Parque de Lazer e Unidade de Saúde Familiar?
Por cá, as nossas associações irão certamente ter mais sacrifícios para aguentar e levar para a frente as suas tarefas quotidianas no campo desportivo, recreativo e cultural, considerando que as ajudas são muito reduzidas e manifestamente insuficientes.
Neste quadro, a CDU lamenta as demagógicas promessas eleitorais continuamente sem concretização, sendo preciso mais pujança, celeridade e determinação, faltando projectos de inovação e mobilizadores de acções comuns;
Questionamos:
O que julgarão os jovens ainda sem ter o direito a uma habitação condigna e a custos controlados?
A nossa população ao ver sucessivamente adiadas as promessas eleitorais da instalação do Parque de Lazer, para a melhoria da sua qualidade de vida?
A Unidade de Saúde Familiar, bandeira política do actual executivo rosa, não avança pelos piores motivos alheios aos superiores interesses da nossa população?
É urgente tomarem-se medidas concretas, tendo em vista a reivindicação junto do Poder Central e Administração Regional Saúde da exigência de funcionamento de uma USF em área geográfica de Nogueira da Regedoura. Estamos disponíveis para uma cooperação comum, na base de um debate aberto e plural, sério e transparente, que envolva todas as “forças vivas” da freguesia.
Em face do exposto, não basta existir uma verba simbólica em P.I.D.D.A.C., é fundamental e necessário agirmos em torno destes objectivos comuns, para melhor servir os direitos da nossa população.
Finalmente, reafirmamos que somos localmente uma força política conhecedora das realidades existentes, porque somos coerentes e vamos sempre aos locais “fazer os respectivos levantamentos”, não deixando de assumir as nossas responsabilidades políticas, nunca nos intimidando com todos aqueles que nos acusam de fazer “críticas avulsas e não ter os pés no chão”.
As nossas observações serão sempre feitas com conhecimento de causa, porque não alinhamos em “folclore político”, estando portanto de consciência tranquila.
Nogueira da Regedoura, 15 de Janeiro de 2010
CDU / Nogueira da Regedoura

Sem comentários: