Eleições: Dúvidas desfeitas em poder local desavindo
Os eleitores das freguesias de Mosteirô (Santa Maria da Feira), Mértola (Beja), Quiaios (Figueira da Foz), Barrosa (Benavente), Salselas (Macedo de Cavaleiros) e São Pedro (na ilha açoriana de Angra do Heroísmo) foram ontem chamados às urnas, apenas seis meses após as autárquicas, para elegerem as respectivas juntas, uma vez que, devido a resultados muito próximos entre as listas, não houve entendimento para a formação dos executivos.
Foi o que aconteceu, por exemplo, em Mosteirô, Santa Maria da Feira. Em Novembro, o PS ganhou as eleições, mas sem maioria absoluta. A falta de consenso em criar uma equipa de trabalho fez com que Fernando Custódio, o candidato mais votado, nunca conseguisse constituir uma equipa de trabalho.
Nas eleições de ontem, Custódio voltou a ganhar, com 453 votos, contra 411 do candidato do PSD, Manuel Resende, que foi vinte anos presidente da junta.
Só que desta vez, o Bloco de Esquerda, com 120 votos, conseguiu eleger um elemento, o que vai permitir ao PS a realização de um acordo e formar a maioria. "Agora vamos trabalhar a sério", disse o novo autarca Fernando Custódio.
Em Mértola ganhou o PS, com 967 votos, contra 750 da CDU. A vencedora, Maria Fernanda Romba, disse ao CM: "Foi a razão que venceu. Tivemos de ganhar duas vezes".
No caso da freguesia de Mértola, os eleitos socialistas chegaram a renunciar aos mandatos.
Por resolver está ainda o caso de Merufe, no concelho de Monção. O presidente eleito, Fábio Alves, que ganhou por 15 votos, não consegue formar a junta e, como nenhuma das listas renuncia, não podem ser marcadas novas eleições.
in CM
1 comentário:
Não existe a ilha de Angra do Heroísmo. O que existe é a cidade de Angra do Heroísmo que fica na Ilha Terceira.
Enviar um comentário