Joaquim Moura, Presidente da Juventude Atlética Mozelense demitiu-se!
Foi na noite desta última quinta-feira que apresentou a sua demissão ao presidente da assembleia-geral da colectividade!
A notícia caiu que nem uma bomba no meio associativo Mozelense e feirense! Joaquim Moura está ligado à JAM desde que me eu me lembro, assumindo o “comando” e dando seguimento ao trabalho feito pelo seu pai, o saudoso Carlos Vítor!
As razões não são públicas, embora admita-se que a decisão estava amadurecida e apenas surge nesta altura, porque é como assim dizer…final de época e a JAM também terminou agora a sua participação nas Tasquinhas de Mozelos! A este respeito, este ano, a JAM conseguiu fazer uma boa receita, importantíssima para o reequilíbrio financeiro da Associação!
Não havendo razões oficiais ditas pelo próprio, sempre posso apontar, “num exercício de adivinhação” algumas das razões que o levaram a demitir-se:
O desencanto do agora presidente demissionário vem de há muito tempo com a falta de infra-estruturas e apoios que a JAM necessita para a prática de Atletismo! Mesmo com provas dadas a nível desportivo, como demonstra os diversos títulos alcançados tanto a nível Regional, Distrital e Nacional, a JAM e a sua direcção sempre se sentiram um pouco “marginalizados pelo poder autárquico. Quer por parte da Freguesia quer por parte da nossa Cambra!
Joaquim Moura, nunca escondeu um certo desencanto por ouvir constantemente a falarem em pavilhões e campos de futebol, e nada ouvir sobre o melhoramento das condições de trabalho para a JAM! Também nunca escondeu o desânimo pela total “ignorância” de políticas locais no que respeita à formação de atletas! A falta e ou corte de apoios financeiros por parte da Junta e Cambra! No grande prémio de atletismo realizado em Mozelos, inserido nas festividades de elevação a vila, a Junta não contribuiu com nenhum apoio monetário para o efeito!
Ainda neste contesto das festividades da elevação a vila, soube que “a mosca na sopa” e que muito irritou a JAM e o seu presidente foi o facto de no cartaz alusivo não constar o nome da JAM como organizadora do Grande prémio de Atletismo, mas já tinha uma associação como organizadora de um torneio de sueca!!! (é mesmo típico de uma terriola como esta)
Também, ainda recentemente, a JAM teve uma participação em Abrantes, onde inclusive teve miúdas que tiveram de dormir no chão e mesmo sabendo das dificuldades existentes, a Junta de Freguesia nada fez…. Como se algum dia o tivesse feito!
É perante este rol de lamentos que Joaquim Moura tomou a decisão de terminar a sua ligação à JAM! Ainda para mais, quando o próprio me manifestou há alguns meses a sua indisponibilidade para mais “guerrinhas” seja com que for! Porque diz-se cansado de não ser ouvido!
Nem sempre concordando com o Joaquim, reconheço a valor importantíssimo da JAM e do trabalho que ele fez na colectividade. Reconheço e concordo que a JAM sempre foi “olhada” de uma forma um pouco discriminatória pelas autoridades competentes da nossa terra!
Apenas desejo que a saída do Joaquim Moura não seja o fim da JAM….
Como Mozelense, sem qualquer tipo de demagogia, agradeço ao Joaquim Moura o trabalho realizado durante estes anos na JAM!
5 comentários:
a lamentar ... mesmo!
Apoiem este rapaz, ele merece. A única coisa que se fala de Mozelos fora da terra é por causa da JAM, pensem bem nisso.
É uma pena que este país viva apenas de futebol. Temos campões internacionais de tantas outras modalidades, que têm que se esforçar e lutar a valer para conseguir apoios e ninguém ouve falar neles.
Como feirense, espero que a JAM continue com os seus magníficos atletas e que o trabalho do Joaquim e do seu pai, Carlos Vitor, não sejam esquecido mas sim valorizado e continuado. Ambos merecem, hoje e sempre, a sua dedicação foi notória.
Obrigado :)
é uma pena...
É importante referir também que realizamos um peditório pela freguesia de Mozelos e que o nosso "trabalho" foi reconhecido por grande parte da população. Deram-nos os parabéns pelos resultados obtidos e isto, parecendo que não, é muito gratificante.
A JAM vai continuar e temos de estar mais unidos que nunca para passarmos estas dificuldades.
É uma pena realmente que o Joaquim saia do clube, mas nada acontece por acaso e acredito que assim demos valor a certas coisas que não demos valor antes. Obrigada por tudo Joaquim!
Enviar um comentário