São urgentes soluções estruturantes para os problemas e estrangulamentos rodoviários no Concelho de Stª Mª da Feira!
Continua a ser extremamente deficitária a rede rodoviária que serve o concelho, com as implicações negativas inerentes na mobilidade e fluidez do trânsito em muitas das suas freguesias e nós de ligação. Situação ainda mais agravada pela insuficiência e fraca cobertura de transportes públicos, bem como pela falta dum Centro Coordenador de Transportes..
Desde há vários anos que as estruturas locais e regionais do PCP, em conjugação com os seus eleitos nas autarquias locais e na Assembleia da Republica, se têm batido pela resolução de tais constrangimentos, nomeadamente o prolongamento da IC2 entre Arrifana e Carvalhos, como forma de terminar o autêntico calvário por que passam todos aqueles que têm que circular na EN223.
Não obstante essa antiga reivindicação do PCP, sucessivamente apresentada aquando da discussão do PIDDAC, a verdade é que até hoje, da parte do poder central e dos Partidos que lhe dão suporte, nunca houve vontade política para concretizar tão premente medida.
Os actuais cortes no investimento do Governo PS/ Sócrates e a recente suspensão da construção da Variante Feira/Arouca tornam este quadro ainda mais negro, sem que o próprio Executivo Municipal intervenha de forma determinada para lhe pôr cobro.
Assim, na perspectiva do PCP, a melhoria e resolução da mobilidade e da fluidez do trânsito no nosso Concelho deve ser encarado de uma forma integrada e racional e não se compadece com medidas avulsas e precipitadas (caso por exemplo da recente proposta da retirada dos semáforos em Sanfins, precisamente num local crítico, onde antes se verificaram múltiplos acidentes, alguns dos quais com vítimas mortais) que, embora com a melhor das intenções, e a pretexto de uma mais fácil circulação, poderá pôr de novo em sério risco a segurança dos respectivos utentes.
A verdadeira e fundamental solução para esse e outros bloqueios da rede viária do Concelho é a concretização das obras estruturais acima referidas e do investimento público há muito prometido!
Stª Mª da Feira, 13 de Agosto de 2010
Comissão concelhia de Stª Mª da Feira do PCP
Sem comentários:
Enviar um comentário