20 setembro, 2010

BE- Segurança colocada em causa

Segurança colocada em causa na linha do Norte, devido aos cortes introduzidos pelo PEC
No dia 16 de Julho de 2010 um comboio de mercadorias com 18 vagões descarrilou em Válega (Ovar) devido a uma deformação do carril que terá tido origem nas insuficiências das juntas de dilatação e no calor excessivo.

Este grave acidente, que apenas causou danos materiais, poderia ter sido mais trágico, visto que nove vagões tombaram para a via de sentido contrário, onde, felizmente, não circulava nenhuma composição. Todos os serviços ferroviários ficaram suspensos ao longo do resto do dia para trabalhos de remoção dos vagões descarrilados, provocando enormes atrasos e diversos transtornos à população e à economia. 

O descarrilamento aconteceu na Linha do Norte onde viajam todos os meses cerca de 330 mil passageiros só nos serviços Alfa e Intercidades e cuja degradação do troço entre Ovar e Gaia está identificada há muito. A requalificação e modernização deste troço tem sido sucessivamente adiado, tendo o último adiamento sido provocado - segundo declarações de um responsável da REFER ao jornal Público - pelos cortes impostos pelo Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC). 

Considerando a gravidade deste acontecimento, dificilmente se pode admitir que o Governo possa, invocando o PEC, cortar o financiamento de obras prioritárias e urgentes na Linha do Norte que, não ocorrendo, colocam em risco a segurança das centenas de circulações ferroviárias diárias que ocorrem na Linha do Norte, especialmente de passageiros. 

O Deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo distrito de Aveiro Pedro Filipe Soares questionou o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre a falta de segurança na linha do Norte. 

 
Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

Sem comentários: