20 outubro, 2010

Lamas - Tribunal liberta suspeito de burlas milionárias

imageO Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Oliveira de Azeméis deteve um homem, de 52 anos, suspeito de ter burlado dezenas  de pessoas em Aveiro e Gaia. Vivia em hotéis que não pagava e escolhia a dedo as vítimas. Tribunal mandou-o em liberdade.


Natural de Santa Maria de Lamas (Feira), o homem detido pelo NIC da GNR usava diferentes abordagens às suas potenciais vítimas, mas tinha em comum: prometia-lhes sempre retornos elevados dos investimentos a realizar. O que acabava por não acontecer. 

Por vezes, o alegado burlão apresentava-se como um empresário de sucesso pronto a lançar no mercado produtos inovadores e, para isso, procurava novos sócios que lhe permitissem efectuar o necessário investimento. Noutras, dizia que era investidor na Bolsa e prometia retornos na ordem dos 50% sobre o valor do investimento. 

Num destes casos foi-lhe entregue, por um homem de Santa Maria da Feira, cerca de 25 mil euros, divididos em duas tranches, para serem investidos na Bolsa com a promessa do retorno garantido. Depois, desapareceu com a quantia referida.

Em Albergaria-a-Velha, apresentou-se como empresário do sector têxtil e conseguiu burlar mais uma vítima, dessa vez em 3300 euros.

Também o sector de venda de automóveis não escapou a este burlão que chegou a adquirir viaturas, mas não as pagou. Num negócio efectuado com um particular adquiriu um BMW usado por 15 mil euros, mas nunca o pagou. 

Desde 2004 que há registos da sua actividade de burlão. Ao longo destes anos foi ficando em hotéis e pensões, cuja estadia não pagou. Num desses locais, em Santa Maria da Lamas, deixou uma conta por pagar no valor de 1300 euros. Apresentou-se como empresário norte-americano bem sucedido e acabou por receber a tolerância dos proprietários da pensão onde esteve. 

Apenas a actividade deste burlão denunciada à GNR terá provocado nos últimos tempos prejuízos na ordem dos 70 mil euros. Mas autoridades suspeitam que possa ser muito mais elevado o valor, acreditando haver vítimas que não apresentaram queixa. 

Após vários meses de investigação, o NIC conseguiu localizá-lo e detê-lo, anteontem à tarde, em Oliveira de Azeméis. Levado a tribunal, ontem de manhã, aguarda julgamento em liberdade. Tem, porém, um julgamento marcado para o próximo dia 9, no Tribunal de Gaia, relacionado com outro processo de burla. 

por Salomão Rodrigues in JN

Sem comentários: