28 dezembro, 2010

Ministério admite reavaliar concretização da via de ligação à Feira

image Depois de ter ido a Lisboa exigir do Governo a prometida estrada, Artur Neves conseguiu a garantia de que a possibilidade de concretizar a obra vai ser reavaliada 

As hipóteses de concretização da via estruturante de Arouca vão ser avaliadas por um grupo de trabalho que iniciará as diligências já no início de Janeiro. A Câmara Municipal já viu validado o acordo que permite o procedimento, o qual decorrerá na dependência directa do ministro António Mendonça e contará com a participação do edil Artur Neves.

O autarca anunciara que iria deslocar-se, no final da semana passada, a Lisboa, para exigir a ligação do concelho à via estruturante principal, e trouxe para o Norte uma nova esperança para a boa resolução do impasse. Em meados deste mês, o processo conhecera um revés depois de ter sido publicada, em Diário da República, a suspensão da comissão responsável pelo andamento da concessão do Vouga.

Garantia política de várias esferas, desde o próprio Primeiro-ministro a líderes de estruturas nacionais, como o PSD e o CDS – cujo presidente, Paulo Portas, lidera a bancada popular no deliberativo arouquense –, Artur Neves não adivinhava estes últimos acontecimentos, que motivaram uma conferência de imprensa na segunda-feira da semana passada.

CDS acusa PS e PSD de terem inviabilizado a via Entretanto, também as estruturas centristas de Arouca e Santa Maria da Feira reagiram em uníssono à anunciada suspensão.

Os centristas passam uma mensagem de consciência tranquila, já que são do conhecimento público os esforços que na Assembleia da República o partido envidou, nas discussões dos orçamentos de Estado (OE) para 2010 e 2011, no sentido de consagrar e garantir a construção da 2.a fase da via estruturante.

Agora, o CDS acusa PS e PSD de terem inviabilizado a inscrição da obra no OE, tendo os socialistas votado contra e os social-democratas optado pela abstenção.

“O CDS continuará a ser a voz da população da Feira e Arouca, que já está farta desta incapacidade gritante e tremenda injustiça”, garante o partido, que acusa mesmo o Governo, o PS e o PSD de terem “esquecido” aqueles concelhos.

“Há décadas que as populações, empresários e autarcas de Santa Maria da Feira e Arouca reivindicam a construção de uma estrada que garanta uma ligação segura, rápida e confortável entre os dois concelhos”, lembram. 

in DA

Sem comentários: