O mundo parece que anda com comichão e por isso abana de vez em quando, provocando alguns desastres, como os terramotos!
O mais recente, com uma intensidade quase igual a um espirro, foi nas terras do nosso estimado Xico Lhamas! É verdade, a dona Zulmira, mal sentiu um pingo a sair-lhe do nariz, gritou “Terramoto_xim”!
Felizmente, a grande obra, o Auditório, que se ergueu em “lhamas” em 1996, já foi pensada e executada com as mais modernas técnicas anti-sísmicas que se praticam por esses países….só os mais desenvolvidos!
Também o responsável pela obra, o ilustríssimo (des)construtor Manuel Jesus, de Canedo, parece ser pessoa treinada para estes tipos de catástrofes… ou não fosse Canedo, uma terra dada a essa problemática!
Numa arrojada construção, o nosso (des)construtor usou uma técnica conhecida por “pastilha elástica”! Tudo se move ao primeiro abanão, dilatando-se como uma pastilha elástica! Mas caso o “esticão” seja superior ao normal, as pastilhinhas de cerâmica vão se soltando cuidadosamente até que se crie uma espécie de cinta em volta do alicerce, evitando assim que a terra ceda! Pelas imagens, podemos também verificar que nem todas caíram, apesar do espirro ter sido de elevada intensidade! E isso deve-se a ao facto do (des)construtor ter acrescentado à técnica da “pastilha elástica” e técnica da “cuspidela”!
Acho injusto que se façam artigos sobre algumas obras do nosso e outros concelhos, e não se divulgue convenientemente este tipo de obras, apenas ao alcance de grandes (des)construtores!
1 comentário:
Shrek... isto faz parte de um novo conceito de "cluster criativo" a anunciar nas próximas semanas.
Enviar um comentário