31 março, 2011

Ciclo de Jazz do Orfeão da Feira

clip_image0028 e 9 de Abril no Salão Nobre do Orfeão da Feira 

As Comemorações do Centenário o Orfeão da Feira continuam em velocidade de cruzeiro e já no próximo fim-de-semana acontece o Ciclo de Jazz nos dias 8 e 9 de Abril com concertos marcados para as 22.00 horas. 

Na edição Centenário os convidados vão desde o guitarrista Carlos Mendes, nome consagrado do novo jazz português, cujo quarteto é responsável pelo encerramento do Ciclo no dia 9, à “prata da casa” com a actuação de dois combos de Jazz do Orfeão da Feira na abertura do Ciclo dia 8 de Abril. 


Os Combos de Jazz do Orfeão da Feira são constituídos por alunos em formação no Curso de Jazz da Oficina d’Artes. 

Músicos oriundos de formações diversificadas do Clássico ao Jazz orientados pelo Professor Alberto Jorge que, neste projecto, aborda diferentes correntes e épocas do jazz, tocando repertório de músicos como Duke Ellington, Joseph Kosma e Bill Evans, entre outros. Os combos têm realizado vários concertos, destacando-se a presença no Encontro de Combos no “HotFive” (Porto) e no Festival Internacional de Música de Paços de Brandão. 

O Quarteto Carlos Mendes junta músicos de diferentes sensibilidades e tendências, com o objectivo habitual: conseguir um som colectivo, preservando as expressões individuais. Reintrepreta temas do repertório tradicional ao moderno e originais, com uma abordagem intimista que valoriza a expressão melódica e a cumplicidade/liberdade rítmica e harmónica... O quarteto é liderado por Carlos Mendes – guitarra, Paulo Barros – Piano, Miguel ângelo Silva – contrabaixo e Mário Costa – bateria. 

Carlos Mendes nasceu em 1964, na cidade da Praia, em Cabo Verde, onde fez a sua iniciação musical e onde desenvolveu uma significativa experiência no contexto da música popular caboverdiana, africana, brasileira e pop/rock. Veio para Portugal em 1982, inicialmente para frequentar a licenciatura em Economia mas, progressivamente, orientou os seus estudos para a música e, particularmente, para o Jazz. Estudou na Escola de Jazz do Porto, com o guitarrista Ricardo Fabini. 

Durante esse período e posteriormente, fez o circuito dos bares e palcos com diversos combos e com a Orquestra de Jazz do Porto. Licenciou-se em Guitarra/Jazz em 2006, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde estudou com Nuno Ferreira e Afonso Pais. Terminou a licenciatura com uma média de dezoito valores e dezanove valores no concerto final, tendo sido distinguido com a Bolsa de Mérito do IPP e com o Prémio Engenheiro António de Almeida. Frequentou workshops com James Carter (improvisação), Lee Konitz (improvisação), Maria Schneider (performance em Orquestra), Mark Turner (improvisação), Frank Möbus (guitarra e improvisação), Pedro Madaleno (guitarra, harmonia e improvisação), Sérgio Pelágio (guitarra e improvisação). 

A par das suas actividades como guitarrista de Jazz em bares, concertos e festivais – tocou, entre outros com André Sarbib, Carlos Azevedo, Dave Ohm, Fátima Serro, Georgia Mancio, Hugo Alves, Jorge Reis, Kiko, Mário Santos, Orquestra de Jazz do Porto, Orquestra da ESMAE (dirigida entre outros por Maria Shneider), Paulo Gomes, Pedro Barreiros, Sofia Ribeiro, Tó Torres, etc; participou em gravações discográficas com as Vozes da Rádio, com o projecto “Bossa Nossa”, com o saxofonista Rui Azul e com o músico caboverdiano Djinho Barbosa –, tem leccionado e orientado workshops nas disciplinas de guitarra, combo, improvisação, harmonia, formação musical e treino auditivo em diversos espaços (Escola de Jazz do Porto, Escola Jazz ao Norte, Orfeão da Feira, Oficina Musical de Aveiro, Universidade de Cabo Verde). 
 Actualmente lidera um quarteto (com o pianista Paulo Barros, o contrabaixo Miguel Ângelo Silva e o baterista João Cunha) que aborda diversos repertórios (tradicional, moderno, original). 

Mais informações ou reserva de lugares através dos contactos 256 363 430 / 918 616 400 ou orfeaodafeira@gmail.com




Sem comentários: