30 março, 2011

Da falta de disponibilidade e disposição.

Bonna Sera, Fratelos, Volto ao vosso saudável convivio, depois de uns dias de ausência. Mal cheguei a casa depois de mais uma viagem por esse confim do mundo, fui confrontado com uma facturazinha assinada pelo nosso estimado avariador "Filho", reclamando em nome da nossa cambra duas taxas de disponibilidade (água e saneamento) e uma para recolha do lixo (RSU). 

Escusado será de dizer, que na minha casa aqui na mui nobre "Passos de Blandom", ainda não tenho rede de esgotos a passar..., ao contrário da "auga", que essa sim passa por aqui e com abundância, pelo menos quando chove, torna-se um verdadeiro lago... Perguntei aos minhos vizinhos e eles confidenciaram-me que também tinham recebido tal carta ou semelhante. Até o vizinho da frente que já morreu há 5 anos recebeu tal carta.... Fiquei desesperado... pensava eu, que seria o único a receber aquela carta, sublime, com a assinatura do avariador "Filho", logo ele que se escusa a assinar o que for, designadamente cheques e ordens de transferência para pagamento aos credores...


Bem, ensinaram-me que é de bom tom responder a todas as cartas, vai daí escrevi ao nosso avariador "Filho", fazendo notar que se ainda não estou ligado à rede pública de abastecimento de água, é porque o custo de tal ligação corresponde a dois anos de renda que pago ao meu senhorio, que por isso não faz aquela ligação e em relação ao saneamento ele pura e simplesmente não existe.... ainda no local... (tem lá um cartaz a informar os utentes, que por razões "técnicas" tiveram de fazer um intervalo e que o programa segue dentro de anos..., até parecia aquelas falhas técnicas da RTP, nos lonquissimos anos de 1970)- em resumo POR FALTA DE DISPONIBILIDADES Como ainda não recebi resposta, entendi por bem deslocar-me à nossa cambra para poder tratar do assunto, pessoalmente. 

Quando cheguei ao local, deparei-me com uma multidão, que esbracejava e discutia com um desgraçado de vigilante ou segurança, que não conseguia acudir a todos. Ainda perguntei se aquilo não era uma fila para receber qualquer subsidio... ainda que de presença ou de disponibilidade.... mas não, era mesmo a fila de atendimento e, era apreciso ter uma preciosa senha. Decidi, então, deslocar-me no outro dia. Desta vez, cheguei mais cedo, pelas 9.30, era a senha 25, e tive sorte, porque passados 15 minutos, já não havia senhas para a manhã, teriam de voltar de tarde... Aguentei, aguentei, chegados às 12.30 foi informado que apesar de ter senha, teria mesmo de voltar da parte da tarde, que os "atendedores" também têm de comer". Como de tarde, não podia, voltei no dia seguinte. Desta vez cheguei pelas 8 horas, aguentei na fila e deram-me outra preciosa senha, era o nº 10 ( o verdadeiro play maker ou, o raio que o valha!). Fui atendido pelas 10 horas... muito simpáticos, explicaram-me que pelo facto da habitação não estar ligada à rede pública de água teria de pagar a taxa de disponibilidade assim como a taxa de recolha e tratamento de residuos sólidos urbanos.... 

Bem lhe expliquei que disponibilidade de água existia, só o meu senhorio e eu próprio não tinhamos diponibilidade para gastar perto de 3.000,00€, era também uma questão de falta de disponibilidade... tal e qual da indáqua para fazer a rede de saneamento!!! No meio de tanta indisponibilidade, comecei a ficar muito indisposto, assim como o sempre simpático "atendedor" e vim-me embora para evitar qualquer verborreia com tamanha indisponibilidade. 

Por isso, vos digo, caros fratelos, com falta ou não de disponibilidade, preparem-se para disponibilizarem alguns euritos para as taxas, estejam ou não disponíveis, com ou sem disposição. E, NEM OS MORTOS ESCAPAM..., ainda que no santo lugar onde repousam, já não precisem de água ou tratamento de saneamento. Ao que consta, Seja no Céu, No Inferno ou no Purgatório, tal como Jesus Cristo - que não percebia pévia disto (taxas de disponibilidade) nem consta que tivesse biblioteca!!!!! - NINGUÉM BEBE OU FAZ MERD.... Caso não paguem .... não se riam pois virá a caminho uma multita, para crédito de algumas indisposições!!! À riverdeci!

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto ainda vai dar que falar. Ainda ninguém reparou que paga tanto pela recolha de lixo uma pessoa que mora numa freguesia com duas recolhas semanais como quem mora na cova com mais recolhas? E a água e o saneamento. Conheço pessoas que querem ligar e não ligam (Indáqua) pois por uma casa não vale a pena fazer uma puxada tão grande. Pois é para tirar o dinheiro estão prontos, é a defesa do ambiente, mas nestes casos já não há ambiente. Mas há mais e vai dar bronca.

Anónimo disse...

eu acho uma burridade,pois é o que sou,pois passo (como bem comportado que sou ambientalmente)...passo a vida a separar o lixo,sendo que o meu lixo doméstico será qq,como 15kg/semana,e o resto é todo ele reciclável para o vidrão,papelão,e plástico...e afinal que ganho com isso(é uma pergunta para a Camera)..,pago mais +5€/Mês(nesta factura) tendo eu esta trabalheira...e os vizinhos (alguns) misturam-no todo!!

Não,...vou deixar de ser burro e misturar,pois afinal pago para isso!...

Viva o barbinhas e aos nossos vereadores do ambiente.