05 maio, 2011

CDS-PP - Visita ao Concelho de Santa Maria da Feira

imageRaul Almeida, deputado do CDS-PP na Assembleia da Republica, dedicou todo o dia de quarta-feira a Santa Maria da Feira, na continuidade da prestação de contas do seu trabalho e do de Paulo Portas como deputados. 

O dia começou em Arrifana, na feira dos 4, logo pelas 9 horas. Raul Almeida, acompanhado por outros candidatos, como Aldina Martins, de Santa Maria da Feira, Pedro Magalhães e Pinto Moreira, bem como por Alferes Pereira, presidente da concelhia feirense e muitos outros dirigentes distritais e concelhios, foi recebido calorosamente pelas pessoas.

De facto, foram muitos os clientes da feira que questionaram o deputado e restante comitiva sobre as mais variadas preocupações, com destaque  compreensível para a questão do empréstimo do FMI. Via-se muita gente revoltada com a declaração de Sócrates ao país na noite anterior.image
Era uma visita prometida e que foi realizada. Cerca das 11 horas, o deputado e restante grupo inicia a visita aos Bombeiros Voluntários de Lourosa. Esta instituição, que já conta mais de 40 anos de serviço ao próximo, criou para estes dias um centro de apoio a peregrinos que rumam a Fátima, uma iniciativa que merece um grande aplauso. 

Do velho se fez novo e com diversas intervenções, estes bombeiros criaram muito boas condições de trabalho e de acção. 

Esta organização cobre 11 freguesias no concelho, acrescida da Lomba, concelho de Gondomar, área de facto muito grande. 

Falou-se da articulação com outras corporações, instituições e serviços, bem como de projectos futuros.image
A questão do possível núcleo de Canedo dos bombeiros foi também debatida. 

Como nota final deste encontro, lembramos os bombeiros recentemente falecidos. 

Da parte da tarde, a comitiva rumou a Canedo para duas visitas, que contou com a presença de Manuel Fontes, candidato a presidente da Junta de Canedo e outros candidatos. O Abrigo – Centro Social de Canedo foi a primeira, ficando Raul Almeida impressionado com a qualidade das instalações. Alias, a parte do lar ainda não foi inaugurada, prevendo-se que seja para breve e, segundo os responsáveis, ainda falta chegar dinheiro das entidades competentes – infelizmente coisas normais nestas situações. 

Para além do lar, que contará com 14 quartos e 24 camas, esta instituição, que conta com 30 funcionários, tem creche, pré-escola, ATL, centro de dia e ainda efectua apoio ao domicílio. 

Com obras ainda a decorrer, consegue-se perceber que este complexo verá a já excelente qualidade de instalações melhorada. A funcionaliimagedade e o aproveitando da luz natural são características a salientar. 

Raul Almeida endereçou os parabéns a directora do centro, pelo esforço, dedicação e competência dos cerca de 30 funcionários.
Próximo passo, GNR, ainda em Canedo. A deslocação foi pedonal, pela curta distancia. A segurança continua a ser uma das maiores bandeiras do CDS-PP e Raul Almeida não quis perder a oportunidade de falar com os homens da lei, muitas vezes esquecidos por quem governa. 

As instalações foram sendo renovadas, muitas vezes pelas mãos dos próprios agentes. Este posto cobre uma área enorme de 9 freguesias e conta apenas com 21 efectivos. Muito pouco, efectivamente. “O estado tem de tratar bem as forças de segurança para que estas tenham uma imagem de respeitabilidade” disse Raul Almeida. “Trabalham em serviços mínimos”, comentou Alferes Pereira. Apesar de algumas condições terem melhorado, o parque continua exíguo. E as verbas para consumíveis, logística e principalmente gasóleo têm diminuído. “De facto, torna-se inaceitável” frisou Raul Almeida. A internet lenta foi outro dos lamentos da corporação. 

Este dia já longo terminaria em Lamas, numa visita ao Colégio. Pouco depois das 17h, a comitiva era recebida pela directora, Joana Viimageeira, e outros altos responsáveis. 

Este tipo de estabelecimentos, privados mas com parcerias com o estado, têm estado na boca do país, com o governo a mudar as regras em pleno ano lectivo, trucidando-os e mantendo-os na incerteza, bem como aos seus professores, pessoal de apoio, e, obviamente, alunos. 

Este estabelecimento conta com 2660 alunos, tendo cerca de 700 com apoio da acção social escolar, “o que vem provar que não estamos perante um colégio de ricos”, frisou a directora da escola, que usufrui de enorme qualidade nos equipamentos principais e complementares. O pessoal docente, 220 profissionais, raramente se altera e verificamos diversos professores com 30 ou mais anos de casa. Os mais novos, salvo raras excepções, leccionam no colégio há cerca de 8 ou 10 anos - prova de competência. 

Depois de uma visita a algumas salas de aula, como informática, biologia e electrónica, finalizamos a visita com uma breve e informal reunião.

image
Joana Vieira lembrou o corte de 23% nas verbas oriundas do estado, que dificultou a função desta e de muitas outras escolas do género. 

Raul Almeida terminou a visita recordando que “onde temos escolas, publicas ou privadas com parcerias, que garantam um bom ensino, fazer novas escolas torna-se um desperdício de dinheiro”. 

Um dia em santa Maria da Feira extremamente produtivo para todos. A experiencia será repetida noutra ocasião com outras entidades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca pensei que este blog fizesse censura aos comentários, que para aqui são enviados. Só vejo isto como uma solução política, onde as cores é que contam. É preciso ser independente das cores, para que se possa dar alguma credibilidade ao blog.