O arranque deste novo projecto foi assinalado de forma simbólica, a 10 de Janeiro, por Celestino Portela, vereador responsável pela pasta do Desenvolvimento Económico da autarquia feirense, e André Rebelo, jovem kiwicultor de 27 anos, de S. João de Ver, licenciado em Informática, com a plantação da primeira árvore deste novo pomar, com cerca de 2,5 hectares, onde foram plantadas cerca de duas mil novas árvores.
Desde Abril de 2010 que o Município de Santa Maria da Feira e a APK estão a desenvolver um trabalho de promoção e divulgação do sector no Concelho, com o objectivo de criar oportunidades de negócio e novos postos de trabalho, e diminuir a taxa de desemprego e o abandono dos terrenos de cultivo.
Através desta parceria, a Autarquia e a APK pretendiam, numa primeira fase, aumentar de 20 para 50 hectares a área cultivada com kiwis no Concelho, mas este objectivo já foi superado, uma vez que, no âmbito deste plano, já estão garantidos 35 novos hectares de plantações de kiwis, havendo grandes perspectivas de continuar expandir o sector.
Na nova plantação de kiwis, em S. João de Ver, Celestino Portela lembrou os “resultados concretos” desta parceria do Município com a APK e apontou novos caminhos. O autarca considera que a expansão do sector no Concelho é também uma oportunidade para criar empresas agrícolas locais que prestem serviços aos kiwicultores, dentro e fora de Santa Maria da Feira. Neste momento, os kiwicultores feirenses recorrem a equipas de outros municípios para realização destes trabalhos.
Celestino Portela reiterou ainda a vontade de doar às Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho os kiwis excedentes, que acabam por ficar nas árvores por não terem valor comercial, mas que têm excelentes condições para consumo. O objectivo seria formar equipas com pessoas dessas IPSS para a apanha desses, combatendo o desperdício e ajudando quem efectivamente precisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário