27 junho, 2011

as “forças vivas” ressuscitam às vezes!

imageApesar de os tempos nos fazerem crer que tudo está diferente lá vem um momento/acontecimento que teimosamente teima em nos dizer que nem tudo está diferente!

Falo-vos dos que os políticos gostam de apelidar de “forças vivas” lá ou cá da terra! Sempre me pareceu e parece que é uma adjectivação floreada de pessoas que fazem da inutilidade o seu modo de vida e é conveniente para os políticos de beira de estrada que continuem inúteis! É claro que há excepções, mas não quebram a regra!

Normalmente são pessoas já há muito “cadáveres”, no plano das ideias, mas sempre que sentem o seu sepulcro em risco por algum rapaz ou rapariga mais ou menos interventiva, lá colocam o seu lençol à “fantasminha Gaspar” para tentar enterrar bem fundo essas vozes convenientes, mas muito inconvenientes para os seus reles caprichos que alimentam alto ego! Normalmente agem sob a desculpa do que não representam, mas do que ilusoriamente acham que representaram! 

Assim que sabem que vem um “gajo importante” ou alguém que traz consigo algum fotógrafo, mesmo que amador, lá se “emplastram” todos com excessivo lustro azeitado para, quem sabe, fique marcado para a posteridade e assim um dia possa ser recordado pelo mais distraído como um pessoa que foi muito importante! 

Não desgrudam do “gajo importante”, nem que tenham de mudar a fralda no final de tanta urina que tivera em deixar escapar, não vá o fotógrafo clicar no flash durante a mijadela! 

Fazem, se necessário, toda e qualquer habilidade! Lambem a mão, o chão e se necessário, a cauda movimenta-se ao melhor estilo canino! Tudo e apenas em troca de uns segundos de fantasiosa importância ou umas migalhas que possam cair do casaco do “gajo importante" para fazer umas sopinhas com o chá da noite antes da deita! 

Depois….sim, depois tudo volta ao normal! O outrora “força viva” volta ao seu estado de cadáver sepultado na insignificância da sua vida… mas sempre com um pomposo e anedótico titulo de “reserva moral”… da enfadonha terrinha! 

É assim que vejo algumas “forças vivas” que por ai deambulam!

Sem comentários: