18 julho, 2011

Aanifeira inaugura novos espaços e prepara-se para intervir noutros

imageA Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira acaba de inaugurar a segunda fase de intervenção nas suas instalações, em Mosteirô, concelho da Feira. A obra custou mais de 40 mil euros e implicou a construção de um novo sector (com um total de 13 novas boxes) de novas fossas, de uma área de reuniões e conferência, de uma sala de internamentos, uma sala de rações, balneários e casas de banho, sala dos funcionários, sala dos voluntários e de um terceiro consultório veterinário.

O único financiamento directo para a concretização das obras chegou da Fundação Brigitte Bardot, no valor de 7.890 euros. Esta verba serviu para a construção do novo corredor, um dos maiores anseios da associação feirense, uma vez que significa o encerramento do chamado “segundo corredor”, um espaço onde os animais alojados viviam sem condições e sem luz natural. Este novo corredor tem um total de 13 boxes, todas elas com uma zona interior e outra exterior, e foi baptizado de “Sector Fundação Brigitte Bardot”. No futuro, todas as boxes existentes seguirão este modelo. 

O restante valor da obra foi coberto essencialmente através de mecenato. Vários dos materiais usados foram doados por empresas, pessoas anónimas, sócios, voluntários e amigos e a própria mão-de-obra foi parcialmente cedida. 

“Estes financiamentos conseguidos são um bom impulso para o avanço das obras, mas representa menos de 20 por cento do custo total efectivamente pago. Ou seja, necessitamos de continuar nesta dinâmica de busca constante de soluções e para isso vamos continuar a precisar muito da colaboração de todos” - afirmou Víctor Barros, presidente da Aanifeira, durante a cerimónia de inauguração que contou com a presença da deputada socialista Rosa Albernaz e do vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa. 

Inaugurada a segunda fase de obras, a Direcção da associação está já a preparar os primeiros passos de uma terceira intervenção, a avançar ainda este ano. A empreitada vai contemplar a remoção do telhado do já referido “2º corredor”, feito de fibrocimento com componente de amianto, um composto altamente cancerígeno. Esta terceira fase tem já garantido o financiamento da Dogs Trust, uma associação de Inglaterra que tem vindo a colaborar com a Aanifeira em várias acções, nomeadamente na realização de workshops de educação e sensibilização. 

A deputada socialista Rosa Albernaz, autora do projecto de Lei de Defesa dos Direitos dos Animais, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, mostraram-se também disponíveis para ajudar a Aanifeira a concretizar mais um passo na melhoria das condições de vida dos cerca de 400 animais abandonados que acolhe. 

“Consultem orçamentos e empresas e depois eu própria vou convosco pedir apoios a essas empresas, vamos bater às portas” - sublinhou a deputada, que lamentou o facto de, em Portugal, tudo ser feito “muito devagar” e com “muita cautela”. Rosa Albernaz aproveitou a presença de Emídio Sousa para “dar os parabéns” à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, “uma autarquia sensível a esta causa”. 

“Não é a autarquia que está de parabéns, são todos vocês. Dar um apoio, vir aqui de vez em quando é o que custa menos. O que custa mais é o trabalho diário que fazem e por isso dou-vos os meus parabéns” - salientou Emídio Sousa. O autarca aproveitou a ocasião para falar da importância da aprovação do Plano Director Municipal, um passo que irá permitir que a Aanifeira se candidate a apoios. “É um questão que já não está nas nossas mãos, mas que queremos ver resolvida o mais rápido possível para que a Aanifeira possa apresentar uma candidatura” -frisou. 

Emídio Sousa ouviu ainda os pedidos de apoio para a realização de uma campanha de esterilização/castração no concelho e mostrou-se “totalmente disponível”. 

Durante a cerimónia, Rosa Albernaz e Emídio Sousa foram convidados a conhecer as instalações da Aanifeira e os animais ali albergados. 

Recorde-se que a primeira fase de obras da associação foi concluída em Setembro de 2006 e resumiu-se à criação de áreas de alojamento para os animais que viviam em condições “deploráveis”. Aos poucos, o que era terra batida foi ganhando forma e dando lugar a boxes, a sala exígua onde os animais eram tratados transformou-se num consultório e a rampa de terra à entrada deu lugar a uma sala de espera. 

“Quatro anos e meio após o início desta longa caminhada, celebramos aqui o tão desejado primeiro patamar da nossa obra – alcançamos aquele a que denominamos o ‘Ponto Zero’” - afirmou Vítor Barros 

Os números da Aanifeira nos últimos dois anos e meio
-          348 adopções
-          756 esterilizações/castrações
-          494 microchips
-          2.892 vacinas
-          2.458 desparasitações internas e externas
-          35 escolas visitadas, somando um total de 1000 alunos
-          122 estagiários internacionais das áreas de medicina e enfermagem veterinária, cuidado animal, treino e comportamento
-          1.386 sócios, mais 921 do que em Janeiro de 2009
-          145 padrinhos/madrinhas, mais 39 do que em Janeiro de 2009
in 7sete

1 comentário:

Cidadão do concelho disse...

É no minimo "interessante" ver que num concelho onde o canil municipal não tem meios próprios para actuar no terreno e onde uma chamada que denúncia a existência de cães vadios potencialmente perigosos demora vários meses a ser respondida (não ouvi dizer aconteceu comigo) e depois vê-se que a "equipa de captura" é constituida por cantoneiros da câmara, que embora esforçados, nota-se que não têm qualquer preparação para desempenhar a tarefa, que realizam nas "horas vagas" da sua verdadeira profissão.
Por um lado compreendo esta associação, que não contesta a câmara para ir recebendo as suas esmolas, por outro lado não sei o que lhes diga, pois não dizer nada num concelho em que se trata tão mal o animais... não é ser propriamente amigo dos animais... talvez amiguinho. Ao sr.Emidio, o nosso mais que tudo do ambiente, planeamento (e mais que não sei), rezo todos dias ao mesmo Senhor que procura aos domingos batendo no peito, para que lhe dê alguma ilumunação Franciscana e que veja que dinheiro e poder nesta vida, não valem assim tanto e no lugar que está podia fazer alguma coisa.