08 julho, 2011

“El Tango”

imageDuo Italiano ao vivo no Salão Nobre

No próximo dia 17 de Julho, Domingo, às 19.00 horas, o Orfeão da Feira tem a honra de apresentar o espectáculo mundialmente aclamado – El Tango.

El Tango nasce do feliz encontro de Mário Pietrodarchi (Bandeonista) e Luca Lucini (Guitarrista) e conta com a participação do Feirense Fernando Lima.

O duo Pietrodarchi Lucini é oriundo de Itália, país onde estabeleceu contacto com Fernando Lima – Luthier radicado em Cremona (Itália). A participação que Fernando Lima, construtor de instrumentos de corda e natural de Santa Maria da Feira, estabelece-se através dos seus instrumentos dado que tanto Pietrodarchi como Lucini tocam, por todo o Mundo, com instrumentos construídos por Fernando Lima.

O Tango é a sedução, o diálogo sem palavras e o romance. Nasce no final do século XIX combinando uma mistura de ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires e estará em Santa Maria da Feira no Salão Nobre do Orfeão da Feira no próximo dia 17 de Julho, Domingo, às 19.00 horas - os bilhetes estão disponíveis na Secretaria do Orfeão da Feira.

Mais informações através dos contactos 256 363 430 / 918 616 400 ou orfeaodafeira@gmail.com.
 
image



clip_image003
 
PIETRODARCI & LUCINI
Bandoneón e Guitarra
 
A. Piazzolla
Oblivion
Adios nonino
Ausencias
 
A. Ramirez
Alfonsina y el mar
 
F. Canaro
Canaro en Paris
 
Intervalo
 
M. Falloni
Jewel
Felix Tango
A. Piazzolla
Ave Maria
A. Villoldo
El choclo
 
Mario Stefano Pietrodarchi - Bandoneón
 
Mario Stefano Pietrodarchi nasceu em Atessa (CH) a 26.12. 1980.
Aos "nove anos de idade começou a estudar acordeão e, em seguida, o bandoneón. Entre 1993 e 2001 frequentou os cursos dos Maestros C. Calista e Cesare Chiacchiaretta na Escola Cívica de Música F. Fenaroli de Lancaster. Em 2007 diplomou-se com honras do Conservatório de Música de S. Cecília, em Roma.

Participou em Master Classes na Itália e no exterior com J. Mornet, W. Zubitsky, A. L. Brown, C. Rossi, Y. Shish, M. Pitocco. Mário Pietrodarchi é um brilhante intérprete que foi galardoado em vários concursos nacionais e internacionais, entre os quais:

1 º Prémio no Concurso Nacional "Cidade dos Latina" (1996, 1997);
1 º Prémio no Concurso Nacional "Città di Montes (MO) (1997);
1 º Prémio no Concurso "S. Internacionais Gonzo di Morro d 'Oro gato (TE). Junior (1997);
1 º Prémio no Concurso "Città di Rieti" Nacional (1999);
1 º Prémio "Volpi Adão" na Cidade Concurso de Loreto (AN) de 2000;
Venceu o Troféu Mundial CMA (Senior) em Lorient (França) em 2001.

Apresentou-se como solista da Orquestra Internacional de Itália na China e Korea e em 2006 foi um dos convidados do espectáculo "As cores do mar" no Montreal Jazz Festival ao lado de Peter Gabriel e Mirabassi.  

Em 2009 apresentou-se, como convidado no Coliseu (Roma), ao lado dos Mestres Andrea Bocelli, Angela Gheorghiu e Andrea Griminelli com a Orquestra Sinfônica Abruzzese para o evento "A luz do amanhecer separa a sombra" original e irrepetível evento enviado para a visão de todo o mundo através do RAI 1 e RAI SAT.

Como concertista apresentou-se na Inglaterra, França, Bélgica, Croácia, Sérvia , Alemanha, EUA, Polónia, Portugal, Finlândia, Suíça, Hungria, Canadá, Arménia, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bielorússia e China. 

Luca Lucini - Guitarra
 
Luca Lucini nasceu em Salò em 1971 e começou a estudar Guitarra aos oito anos de idade.

Continuou seus estudos com os professores Giampaolo Bandini e Giovanni Puddu realizando, cumulativamente, várias master classes com músicos como Paolo Pegoraro, Aniello Desiderio, Alvaro Pierri, Hoppstock Tilmann, Ghiglia Oscar e o Trio di Parma.

Vencedor de diversos concursos, actua regularmente em como solista e grupos de música de câmara em colaboração com músicos como o violinista Marco Fornaciari, o director José Luis Basso, violinista Nobuhiko Asaeda.

Tocou na Europa e na Ásia apresentando-se em festivais de música de prestígio tais como: temporada LXVII, temporada de música de câmara da cidade de Tokyo com a Philharmonic Orchestra, “Fim de semana de Mozart" em Ravello, Festival de Radio France et Montpellier, Torrechiara Festival, Festival Internacional de Guitarra "Nicolò Paganini" di Parma, Festival Internacional de Guitarra de Friuli Venezia Giulia.

Lado a lado com o acordeonista e bandoneonista Mario Stefano Pietrodarchi também em duo apresenta-se em vários espectáculos do poeta e escritor Tonino Guerra: "A Odisséia", contracenando com o actor Ivano Marescotti e "O Dicionário fantastich", juntamente com a atriz Meme Fiano com música original de Andrew Booth.

Em 20 de março de 2009 foi solista convidado realizar a estreia mundial do Concerto para Guitarra e Orquestra Compositor Abruzzese Andrea Booth.

É o director artístico "das tardes musicais de Salò" e master classes Tignale

Sem comentários: