Simbolicamente, e até porque o preço da entrada na feira medieval (eu sei que querem chamar viagem) era igualmente simbólica, queria de uma forma rápida mostrar quanto custa essa simbologia aos parolos da periferia da coba, como eu!
A família Shrek, composta por três elementos poderia gastar, caso seguisse à risca tudo o necessário para que a pulseira fosse simbólica, isto é 2 euros para 10 dias!
- Compro 3 pulseiras - 6 euros
- Estaciono 10 dias no parque simbólico da era medieval – 15 euros
- Faço nos 10 dias 240 km (12 para cada lado, que a periferia é distante) como os carros não andam a água – 30 euros
- Como não somos de passar mal, bebemos uma bebida cada e comemos uma única “sandoka” da febra da porca durante os dez dias – 150 euros
- Simbolicamente esta nossa peregrinação intensa à festa da febra fica pela módica e simbólica quantia de 200 euros!
Acrescendo ao valor que eu pago dos meus impostos para este evento, ainda há quem diga que a “entrada” é cara para os que são de fora do concelho e que fazem uma visita de um dia?!
É claro que se verificarmos que os simbólicos 200 euros são metade do salário mínimo e verificando o nível preocupante de desemprego que por aqui anda, facilmente percebemos que muitas famílias, simbolicamente, não puderam ali colocar os pés!
Também, não deixa de ser simbólico os transportes públicos que levam os do norte do concelho para a coba…. É mesmo por simbolismo que se diz que há transporte “à fartazana”!
E como simbólico é colocar “GRITO DO DRAGÃO” medieval a percorrer as ruelas medievais! Não percebi, mas eu de facto já não sou medieval! Já agora, também aprecio o “corso carnavalesco” que se realiza no domingo….o de Ovar é mais giro… tem mais palhaços e gajas boas!
Quanto à chegada de D. Fernando II ao aeroporto, é assim como a cereja em cima do bolo da febra da porca! E porque se faz? Porque há sempre alguém que tem necessidade de ser visto ou de se mostrar! Parecendo que não, não é a mesma coisa!
Termino com um desejo! Que esta feira medieval não use o mesmo estratagema simbólico que Óbidos usou….lá, também era de inicio um preço simbólico e agora serve de comparação para dizermos que lá é que é caro e aqui….simbolicamente tem um preço simbólico!
Sem comentários:
Enviar um comentário